LUIZ VICENTE BERTI PARTICIPA DE REUNIÃO DO COMITÊ DE CONVIVÊNCIA COM A SECA

blogqsp.vicente secaO prefeito de Sobradinho Luiz Vicente Berti participou no auditório da UNEB (Universidade do Estado da Bahia), da reunião executiva do Comitê Estadual de Convivência com a Seca. Participaram do evento 16 prefeitos dos Territórios de Itaparica e Sertão do São Francisco e os secretários estaduais da Casa Civil, Rui Costa, e Agricultura, Eduardo Sales, além de diretores de órgãos estaduais.

De acordo com Luiz Vicente a presença do comitê na região que sofre com os prejuízos da seca é muito importante para que a realidade seja vista de perto. “A iniciativa é muito boa. Essa é uma oportunidade para sermos ouvidos e apresentarmos as nossas demandas ao Estado”.

É um momento muito importante, pois sofremos muito com a falta de água”, declarou o prefeito, falando da necessidade da instalação de canais de aproximação, de cisternas para água tratada, de perfuração de poços artesianos, como medidas para aliviar a escassez de água no município de Sobradinho

O anúncio do Governo da Bahia de novas ações de convivência com a Seca marcou a reunião, permitindo aos prefeitos que fazem parte destes territórios a oportunidade de apresentar as principais demandas e receberem orientações quanto aos procedimentos de acesso a benefícios emergenciais. Na reunião, foram apresentadas, também, as ações já executadas e em andamento nos territórios, além dos programas e convênios que podem ser realizados em parceira com as prefeituras..

Paralelo a este encontro aconteceu no Centro de Cultura João Gilberto outra atividade envolvendo representantes de órgãos do Governo Federal e estadual tendo como público alvo, secretários municipais dos 16 municípios convidados. A prefeitura de Sobradinho através dos secretários das pastas de Agricultura (SEAGRI), Joseja Rita dos Santos, de Infraestrutura (SIESP) Evaristo Nascimento, e Ação Social, Fernanda Berti, também participaram da quarta reunião itinerante do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca.

Durante o encontro também foram abordados temas como: programas como o Bolsa Estiagem, Garantia Safra, venda de milho por preço acessível, carros pipas, a renegociação das dividas dos agricultores (aprovação da lei de renegociação), distribuição de cestas básica, pendências e orientações para a emissão de DAPs crédito, poços e sistemas de abastecimento rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *