Em entrevista ao BlogQSP, o ex-deputado federal Osvaldo Coelho relatou que esteve reunido com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, que pediu a sua opinião sobre os propósitos do ministro no tocante á região, bem como o pensamento de Osvaldo sobre o que o vale merecia. Na ocasião, segundo o político, Fernando Bezerra disse que iria organizar um conselho nacional para cuidar da irrigação, e cogitou o nome de Osvaldo para o conselho, pela experiência neste assunto.
A proposta do ministro é a de criar a secretaria nacional de irrigação, mas OsvaldoCoelho vê a iniciativa com ressalvas. “Suspeito o acerto desse órgão. Se ele é nacional, quem vai se beneficiar é quem tem mais poder político no país, ou seja, o sudeste. Eles concentrarão o que for de irrigação e vão levar para lá. Eu o adverti sobre essa desvantagem nesta criação. Disse-lhe: quem sabe melhor não seria a criação da secretaria do semi-árido brasileiro?”.
Segundo Osvaldo, com um foco mais específico a região poderá receber investimentos também nas áreas de educação e saúde. Além disso, de acordo com o político, seria possível buscar investimentos para o semi-árido diretamente na esfera federal, por meio de crédito bancário para os que plantam neste tipo de solo.
O ex-deputado criticou ainda iniciativas de abrangência nacional como o Ministério da Pesca, onde relatou que nada foi destinado para o rio São Francisco, de 3 mil quilômetros de extensão e com os açudes cheios.
Entrevista/fotos: Farnésio Silva
Txt: Raoni Santos (estagiário)