Profissionais da Saúde de Petrolina participam de oficina sobre violação de direitos

 


A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS), através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS Regional -, realizou durante a primeira semana de abril, a oficina “Violação de direitos”, que teve como objetivo qualificar as equipes de saúde da família, mostrando a importância de acionar os setores que trabalham com serviços sociais.

A oficina, coordenada pela equipe do Creas, em parceria com o Nasf, formada por psicólogo, nutricionista, farmacêutico e educador físico, contou com a participação de cerca de 60 pessoas, entre Agentes Comunitários de Saúde, Técnicos de enfermagem, Auxiliar de Serviços Gerais e recepcionistas das quatro equipes de saúde que atuam no bairro José e Maria. A ideia é informar os profissionais sobre a importância de solicitar os serviços dos Centros de Referência da Assistência Social e à Mulher – CRAS e CRAM – e dos Conselhos Tutelares sempre que for necessário, além de mostrar as equipes como diferenciar os tipos de violação de direitos existentes, bem como orientar a vítima e seus familiares.

Durante o encontro, o CREAS Regional, Sertão do São Francisco, apresentou os serviços que são disponibilizados à população e fizeram explanações sobre diversas formas de violência contra a mulher, idoso, criança e adolescente. Assuntos como direitos violados, preconceito e exclusão social com pessoas com deficiência, público LGBT e usuários de drogas e a importância da rede no enfrentamento das violações desses direitos, também foram discutidos. 

De acordo com a psicóloga do Nasf, Tárcia Ferraz, a ação tem como foco principal potencializar a rede de proteção às pessoas que tem seus direitos violados, bem como atuar na identificação, para a realização dos encaminhamentos necessários. “A Atenção Primária é quem está mais próxima dessa realidade de violação de direitos e os profissionais precisam estar preparados para agir quando necessário e, até mesmo, refletindo as temáticas na comunidade, só assim poderão fazer de forma eficiente a prevenção e promoção à saúde”, completou.

O próximo evento acontece no dia 25 de maio, durante todo o dia, com as quatro equipes que trabalham na Leonor Elisa, unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família – do bairro Dom Avelar.

 

Ascom/PMP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *