Médicos do HUT/UNIVASF removem hérnia gigante de paciente

Médicos do HUT/UNIVASF removem hérnia gigante de paciente

“Agora estou muito melhor. Não sinto mais dores e tenho uma rotina tranqüila após a cirurgia. Se não fosse o atendimento que recebi no Hospital de Traumas eu não estaria mais entre vocês”. É assim que seu João Barbosa Leal, 80 anos, descreve seu atual estado de saúde, um mês após passar por uma cirurgia no hospital de Urgências e Traumas (HUT/UNIVASF) para remoção de hérnia umbilical gigante. O paciente deu entrada na emergência do HUT com fortes dores abdominais causadas pelas complicações de uma hérnia umbilical medindo cerca de 30 centímetros e com evolução de 15 anos.

 

Segundo o médico cirurgião, Thiago Jardim Pereira é comum o aparecimento de hérnia na infância. “A hérnia é causada por um defeito no fechamento da cicatriz umbilical durante a infância e é de fácil tratamento, mas no caso deste paciente que ficou mais de 15 anos sem realizar o procedimento adequado, a hérnia cresceu e chegou a um tamanho impressionante”. A hérnia era tão grande que o paciente utilizava uma sacola, como uma espécie de suspensório, para carregá-la.

 

Dr. Thiago explicou ainda que a cirurgia para retirada de hérnias normalmente são bastante simples, mas devido à idade do paciente e ao tamanho que a protrusão adquiriu, a cirurgia foi delicada. “Apesar de não ser uma cirurgia de alta complexidade o procedimento foi bastante delicado, devido ao fato do paciente já ser idoso, além da necessidade do paciente passar por uma avaliação cardiológica antes do procedimento. Ainda segundo Dr. Thiago, o procedimento cirúrgico realizado é tecnicamente chamado de Herniorrafia Umbilical e consiste na redução do conteúdo herniário.

 

Além do Dr. Thiago participaram da cirurgia a médica residente em cirurgia, Carolina Alencar Amorim e o estudante de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Renato Leal.

 

 

Anne Santana- Assessoria de imprensa Femsaúde

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *