SAAE INTENSIFICA COMBATE AS LIGAÇÕES CLANDESTINAS

blogqsp.saae 084O total de água desviada por meio de ligações clandestinas – popularmente conhecidas como “gatos” – em Juazeiro chega a mais de 30%, uma perda que gera prejuízos ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, e transtornos aos usuários.

Os números se baseiam em estimativas do engenheiro do SAAE, José Oliveira, que acredita existirem mais de seis mil ligações clandestinas na cidade, uma perda significante já que estas ligações normalmente estrangulam a rede regular e usam a água indiscriminadamente, já que as torneiras ficam abertas durante todo o dia reduzindo a pressão na rede e comprometendo o abastecimento de água em toda a cidade.

A infração, segundo a gerente comercial do SAAE, Jadeilma Vieira, gera uma queda na arrecadação mensal do órgão de mais de R$ 200 mil, levando em consideração o pagamento de taxa mínima, dinheiro necessário para novos investimentos no sistema de abastecimento de água, diante do visível crescimento de Juazeiro nos últimos quatro anos.

A direção do SAAE, diante da situação critica tomou medidas emergenciais para intensificar o combate a essa prática criminosa. Após uma reunião com todos os setores o diretor do SAAE, Joaquim Neto, determinou que uma ação fosse iniciada imediatamente, começando pelo Bairro Tabuleiro onde, de acordo com levantamento técnico do SAAE, 40% das ligações existentes na área, são clandestinas.

Segundo o responsável pelo setor de cortes e ligações do SAAE, Ronivaldo Rodrigues, só na tarde da última sexta-feira (15) e manhã de sábado (16) foram identificadas e desligadas mais de 50 ligações clandestinas no Loteamento Sol Levante, próximo ao Tabuleiro e retirado aproximadamente 500 metros de canos e mangueiras usados nos desvios de água, principalmente em construções de casas e chácaras existentes no bairro.

Todo o trabalho está contando com o apoio da Policia Militar e a ação será intensificada no Tabuleiro até o final deste mês se deslocando depois para outros bairros da cidade. “Nossa intenção nesse primeiro momento não é punir ninguém pela prática do crime, mas sim conscientizá-los para a necessidade de regularização junto ao órgão, evitando medidas mais drásticas, transtornos a quem paga a conta de água e prejuízos aos cofres públicos”, explica o diretor do SAAE, Joaquim Neto.

Furtar água é crime e o infrator, além de ser penalizado com multa de R$ 350,00, poderá responder criminalmente de acordo com o artigo 155 do Código Penal que prevê pena de um a quatro anos de prisão pela infração.

A ligação clandestina de água pode trazer benefícios aparentes ao infrator, mas ocasiona grandes prejuízos e aborrecimentos aos demais moradores. Regularize-se. Se você conhece algum imóvel onde existe ligação clandestina, denuncie ao SAAE. Basta ligar (74) 3611-7701/7205 ou 3613-8920.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *