Secretarias trabalham de forma integrada para diminuir casos de dengue em Petrolina

 

 

Procurando reduzir os índices dos casos de dengue na região, a Prefeitura Municipal de Petrolina está integrando as ações das Secretarias de Saúde, Infraestrutura, Ordem Pública e Educação, para que juntas possam trabalhar com atividades que podem diminuir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Para que as ações sejam colocadas em prática, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já apresentou os últimos números atualizados do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) e quais iniciativas devem ser tomadas imediatamente.


O gerente de endemias do município, Jailson Araujo, explicou que primeiramente foi necessário apresentar os dados relacionados à doença, como o LIRAa, bairros com maior incidência, tipos de depósito mais predominante em cada área, além do número de casos notificados e confirmados. “É importante mostrar como a dengue está se desenvolvendo na região, quais suas peculiaridades, porque assim podemos traçar estratégias envolvendo todas as Secretarias. Essa união é importante porque somente com ações integradas poderemos combater o mosquito”, declarou.


Enquanto a SMS trabalha com o controle vetorial, vigilância epidemiológica e a assistência ambulatorial, a Secretaria de Infraestrutura  está focando na coleta de lixo e pneus, limpeza de canais e terrenos baldios. “É muito importante fazer essa junção, realizando um trabalho em conjunto, como uma força tarefa. Estamos a disposição e vamos começar com as ações que devem ser colocadas em prática, principalmente, nos bairros que apresentam maior incidência para proliferação do mosquito”, esclareceu o Secretário de Infraestrutura, Ricardo Rocha.


Com atividades semelhantes, a Secretaria de Ordem Pública está atuando de forma fiscalizadora, procurando identificar os donos de terrenos, sendo eles murados ou não, para que cada proprietário se responsabilize pela sua área. A equipe também trabalhará com o intuito de conscientizar as pessoas. Já a Secretaria de Educação fará inserções sobre a dengue em sala de aula, com palestras, procurando mobilizar os alunos, transformado-os em agentes multiplicadores, para que eles possam passar as informações adiante, tanto para seus familiares, dentro da sua residências, como para toda a comunidade. Para colocar o trabalho em prática, a SMS elaborou um material didático, com DVD, folders e cartilhas que foram entregues aos gestores das escolas municipais.

 

Ascom/PMP

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *