LYRA FEZ HISTÓRIA E PERNAMBUCO LHE DEVE MUITO

*Machado Freire

blogqspjornalista1Pernambuco perdeu Fernando Lyra. Fernando Lyra fazia parte de um grupo – Marcos Freire, Cristina Tavares, Roberto Freire, Jarbas Vasconcelos, Egidio Ferreira Lima, Mansueto de lavor, Gonzaga Patriota e mais uma dezena de guerreiros, fora milhares de anônimos e injustiçados  que  lutaram de forma aberta e determinada pelo fim da ditadura em nosso pais.

Eu tenho orgulho e me sinto honrado de ter feito parte desse grupo e contribuído também de forma determinada para  que um dia reconquistássemos o direito de ir e vir, mesmo com as mazelas que continuamos enfrentando.

É muito difícil fazer uma política para a implantação de uma democracia plena, pois vivemos em um país eivado de vícios – muitos deles insanáveis, como os que hoje atingem a cúpula das duas casas que formam o Congresso Nacional.

O que também nos deixa muito tristes é o fato de que enquanto lutamos para que os pobres tenham uma vida melhor, um punhado de gestores continuam praticando atos imorais, confundindo – propositada e de fora deliberada – o público com o privado.

Convivi com o velho João Lyra Filho, pai de Fernando e do nosso atual vice-governador João Lyra Neto, quando este era deputado estadual. Tinha um comportamento exemplar e era um dos mais assíduos na Casa de Joaquim Nabuco.

Gostaria enormemente que a juventude do nosso Estado de Pernambuco – através dos seus pais, parentes e amigos mais próximos, recebesse ensinamentos sobre política com ‘p’ maiúsculo, contribuindo para que o seu futuro fosse melhor.

Hoje nós vivemos em um país onde o jogo de carta marcada virou praxe: são dois pesos e duas medidas e está de volta a chamada ‘Lei do Gerson’, onde impera o ‘eu’ em primeiro lugar!

A desigualdade social continua alarmante e a sociedade está desorientada e completamente alienada, sem acreditar quase nada na classe política. E o pior: não reage!

Que viva Fernando Lyra!

*Jornalista Machado Freire

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *