Filho do Sr. José Martins Santos e da Srª Maria Cardoso dos Santos, Ladislau José dos Santos, nasceu no dia 27 de julho de 1930 na cidade de Queimadas-BA, logo cedo teve contato com a música e iniciou nessa arte desde os 12 anos.
Participou do conjunto musical com seus irmãos, de orquestras e bandas filarmônicas em cidades da Bahia, revelando sempre muito talento, habilidade e espírito de liderança.
Veio para Belém em 11 de novembro de 1956, atendendo a convite do Dr. Ariovaldo Lustosa Roriz de Carvalho para integrar a então Banda 25 de Julho. (antigo nome da Filarmônica Dionon Pires).
Como músico “Mestre Lau” acumulou vasta experiência na regência da Filarmônica Dionon Pires e também na condição de professor de música deste e de outros municípios, ensinado a crianças, jovens e adultos, “a arte de manifestar os diversos afetos da alma mediante o som”.
O professor e Maestro Ladislau José dos Santos, vem garantindo ao longo dos tempos a reposição de músicos filhos da terra na Filarmônica Dionon Pires e ao mesmo tempo municiando instrumentistas para as mais diversas bandas regionais.
Ainda no cenário musical, vale destacar seu brilhante trabalho à frente da Orquestra Luar do Sertão, que durante muitos anos animou festas em Belém do São Francisco e cidades circunvizinhas.
Como maestro da Filarmônica Dionon Pires, continua abrilhantando as festividades belemitas, contribuindo, desta forma, com a preservação da genuína música pernambucana. Faleceu neste dia 6 de janeiro de 2021, ano em que faria 91 anos de idade.
Dos filhos e netos, alguns cantam e outros tocam instrumentos musicais, perpetuando assim a arte do maestro Lau.
“Mestre Lau”, um cidadão belemita que escreveu com amor, simplicidade e humildade o seu nome nas páginas da história do nosso município.
“Mestre Lau” uma autêntica personalidade belemita.
Informações extraídas do livro: Belém do Rio São Francisco (Organizado por Marlindo Pires Leite)
Adaptação: Lano Pires e João Batista (Comunicação – Sertão Online)



