PRIMEIROS RESULTADOS DA CORONAVAC E O PREÇO DAS VACINAS

 

Um artigo científico publicado na revista The Lancet revelou que a CoronaVac, vacina contra Covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo, produziu anticorpos em 97% dos voluntários que participaram das fases 1 e 2 dos testes.
Ao todo, 743 pessoas entre 18 e 59 anos receberam uma dose do imunizante ou de placebo. Os ensaios foram feitos na China e esta foi a primeira publicação oficial sobre a CoronaVac.
Agora, espera-se a confirmação da eficácia do fármaco após os resultados da fase 3, que também acontece no Brasil, serem divulgados. Há previsão de que isso aconteça ainda neste ano.

PREÇO DAS VACINAS

Diante do avanço dos estudos sobre possíveis imunizantes contra o coronavírus, surge o questionamento sobre qual será o custo de cada um deles. No Brasil, os acordos mais avançados são com os da vacina de Oxford e da CoronaVac.
A dose da primeira, segundo o jornal Financial Times, foi vendida entre 3 e 4 dólares para a União Europeia e estima-se que o valor se repita para o Brasil. Já a segunda, em ofício assinado – e depois suspenso – pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, tinha preço previsto de 10,30 dólares.
Outras vacinas em fase avançada também já tiveram os custos revelados: a da Moderna saíra entre 32 e 37 dólares e a da Pfizer, cerca de 19,5 dólares.