Governo do estado autoriza abertura de bares, lanchonetes e academias de Petrolina, a partir de segunda-feira

Após análise dos indicadores sanitários, o Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 anunciou novas medidas relativas ao Plano de Convivência com a Covid-19:

A Macrorregião 4 continua dividida: a 7ª Geres (Salgueiro) e a 8ª Geres (sede Petrolina) apresentaram bons indicadores nas análises das últimas semanas e passam para a fase 6. Com isso, restaurantes e demais serviços de alimentação podem funcionar das 6h às 20h, assim como academias de ginástica e similares, sempre respeitando os novos protocolos de segurança.

Também a partir da próxima segunda-feira, ficam liberados os treinamentos de modalidades coletivas como basquete, vôlei, handebol e futsal. No entanto, somente atletas federados e maiores de 12 anos de idade poderão praticar.

Na mesma macrorregião, a 9ª Geres (Sertão do Araripe, com sede em Ouricuri) permanece na fase 4.

O comércio de praia da Região Metropolitana do Recife será incluído na Etapa 8 do Plano de Convivência, ainda sem data prevista. Os comerciantes também terão acesso a uma linha de crédito especial, no valor de R$ 3 mil, viabilizada pela Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), sob as mesmas condições do programa Crédito Popular (taxa de 1,49% ao mês).

A situação nas demais macrorregiões ficou da seguinte forma: a Macrorregião 1, que inclui a Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata, permanecerá na Etapa 7 do Plano de Convivência com a Covid-19, enquanto as Macrorregiões 2 e 3 ficam na Etapa 6.

CORONAVÍRUS | Pernambuco confirmou 1.142 novos casos de Covid-19 nessa quinta (20). A maioria deles (95%) é leve. Com os registros de hoje, o estado chegou a 116.359 casos confirmados, número que inclui as 97.038 pessoas já curadas da doença.

Também foram confirmados 23 óbitos, ocorridos em datas posteriores a 12 de julho. Dos óbitos diagnosticados hoje, nove (39%) aconteceram nos últimos três dias: um ontem (quarta-feira, 19/08), cinco em 18/08, e três em 17/08. Agora Pernambuco tem 7.303 vítimas fatais da Covid-19.

Ficou em 56% a ocupação média dos leitos destinados a pacientes suspeitos ou confirmados para Covid-19. Essa taxa está em 43% para leitos de enfermaria (um ponto percentual a menos que ontem), e 70% para leitos de UTI.

Pernambuco chegou a mais de 50 mil profissionais da saúde testados para Covid-19. Dos 20.347 casos confirmados, 19.647 já estão curados da doença, o que representa 96,5% dos profissionais da categoria que foram infectados. Leia o boletim da SES completo: https://bit.ly/32fbVQR.

TESTAGEM | Desde março o Governo de Pernambuco vem ampliando a capacidade de testagem para Covid-19. Os exames, que nas primeiras fases, devido à escassez de testes em todo mundo, foram restritos a casos graves e óbitos suspeitos, logo sendo ampliados para profissionais da saúde e seus contatos, cobrem atualmente toda pessoa com sintoma gripal. O investimento do Governo do Estado é sobretudo no teste molecular RT-PCR, o padrão-ouro para detecção do novo coronavírus. Segundo levantamento do Ministério da Saúde, Pernambuco é o 6º estado que mais realizou exames do tipo RT-PCR no país. Até agora, foram quase 134 mil exames do tipo já processados. Os números compilados, com base no sistema informatizado de dados dos laboratórios públicos de todo o Brasil, estão disponíveis para toda a população na Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (Ivis), do órgão federal.