DESATIVADOS 212 CARROS PIPAS NO SERTÃO DO ARARIPE

 

BLOG DO BRUNO MORAISO retorno das chuvas, ocorrido no mês de janeiro, com precipitação média de 181,65 milímetros nos dez municípios que compõem o Sertão do Araripe, trouxe novas esperanças aos agricultores familiares. Com o armazenamento de água em cisternas, açudes e barreiros recuperados, durante a estiagem, a Secretaria de Agricultura decidiu desativar todos os carros pipas na região.

Em todo o Araripe estavam rodando 212 carros-pipa, atendendo 17 mil famílias, o que corresponde a, aproximadamente, 85 mil pessoas por mês. Cada carro-pipa era responsável pelo abastecimento de 80 famílias. A água que vinha sendo distribuída era fornecida pela Compesa, na sua maioria, por poços artesianos, além de uns poucos açudes que ainda apresentavam condições para o consumo humano. Os dez municípios onde foram desativados os carros-pipa são: Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade.

De acordo com o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, desde o início da estiagem e da instalação do Comitê Integrado de Convivência com o Semiárido, o governador Eduardo Campos demonstrou uma preocupação especial com o abastecimento, por meio de carros-pipa. “A atenção com o direcionamento voltado ao abastecimento continuado de água para consumo humano, levou o Governo a editar o Decreto nº38.178, de 16 de maio de 2012, compartilhando a gestão dos carros-pipa com os conselhos municipais de desenvolvimento rurais sustentáveis, IPA e Exército”. Destacou Ranilson Ramos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *