BAHIA TEVE 173 TRABALHADORES ESCRAVIZADOS EM 2012

blogqsptrabalhoescravoNo ano passado foram registrados 168 casos de trabalho escravo no Brasil, envolvendo 3.110 trabalhadores, sendo resgatados 2.187. Os dados são da Campanha Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, promovida nacionalmente pela Comissão Pastoral da Terra. Na Bahia, em 2012, 173 trabalhadores foram escravizados.

Já de acordo com dados governamentais, a Bahia é o quarto estado no País com maior número de casos de trabalho análogo à escravidão. O oeste baiano é o campeão de casos em âmbito estadual.

Trabalho escravo é compreendido como a combinação de situações de privação de liberdade e trabalho degradante, que podem envolver tanto alimentação insuficiente ou de má qualidade e água não potável, como alojamentos e instalações sanitárias insalubres, falta de assistência médica e primeiros socorros, além do descumprimento de leis trabalhistas.

No Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, 28 de janeiro, foi lembrado também o assassinato de três auditores do trabalho e um motorista em Unaí, Minas Gerais, quando fiscalizavam uma fazenda, há noves anos. O crime ainda não foi esclarecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *