Tradicionalmente, o Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa, e no décimo dia depois do dia da Ascensão.
SIGNIFICADO DO PENTECOSTES
O termo Pentecostes é de origem grega, e significa “cinquenta dias depois”.
Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, durante aquela celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém. Esta data também é considerada o dia do nascimento da igreja.
Juntamente com Natal e a Páscoa, esta é a terceira data mais importante do Ano Litúrgico.
No Novo Testamento, Pentecostes é o dia da vinda do Espírito Santo, da chegada de Cristo na Terra. O Pentecostes marca o final da festa Pascal, de acordo com a doutrina cristã.
Saiba mais sobre a Páscoa.

O QUE ACONTECEU NO DIA DE PENTECOSTES?
O Dia de Pentecostes na Bíblia, tal como comemorado atualmente pelos cristãos, está descrito no livro de Atos dos Apóstolos, no capítulo 2.
“CHEGANDO O DIA DE PENTECOSTE, ESTAVAM TODOS REUNIDOS NUM SÓ LUGAR.
DE REPENTE VEIO DO CÉU UM SOM, COMO DE UM VENTO MUITO FORTE, E ENCHEU TODA A CASA NA QUAL ESTAVAM ASSENTADOS.
E VIRAM O QUE PARECIA LÍNGUAS DE FOGO, QUE SE SEPARARAM E POUSARAM SOBRE CADA UM DELES.
TODOS FICARAM CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO E COMEÇARAM A FALAR NOUTRAS LÍNGUAS, CONFORME O ESPÍRITO OS CAPACITAVA.” (ATOS DOS APÓSTOLOS 2, 1-4)
No Antigo Testamento, o Pentecostes era celebrado tradicionalmente pelo povo hebraico como Shavuoth, que significa “Semanas”. Nesta época, o significado desta celebração era agradecer a Deus pela colheita e lembrar do dia em que Moisés recebeu as Tábuas com as Leis Sagradas (Torah).
“A PARTIR DO DIA SEGUINTE AO SÁBADO, O DIA EM QUE VOCÊS TRARÃO O FEIXE DA OFERTA RITUALMENTE MOVIDA, CONTEM SETE SEMANAS COMPLETAS.
CONTEM CINQUENTA DIAS, ATÉ UM DIA DEPOIS DO SÉTIMO SÁBADO, E ENTÃO APRESENTEM UMA OFERTA DE CEREAL NOVO AO SENHOR.” (LEVÍTIVO 23,15-16)