Na oportunidade, as entidades reivindicaram que todos os bancários que fossem convocados a trabalhar nos três dias recebessem as horas extras integrais e não fosse utilizado banco de horas. Porém, a Fenaban informou que não tinha uniformidade quanto a isto, mas é sabido que Caixa, Itaú e Bradesco já se comprometeram a pagar as horas extras.
Além disso, reafirmaram a reivindicação para que todos os bancários, vigilantes e prestadores de serviço fossem submetidos a testes para Covid-19. O Sindicato dos Bancários de Juazeiro e Região vai solicitar fiscalização do poder público para garantir o cumprimento dos decretos.
Os bancários estão sobrecarregados, especialmente os da Caixa, que têm trabalhado aos sábados, em jornadas exaustivas. Neste momento, a cobrança das entidades sindicais é para que haja, sim, um período de descanso para garantir a saúde mental e física destes profissionais.
A Prefeitura de Juazeiro informou que, atendendo ao decreto do governador Rui Costa, segunda e terça-feira serão feriados na cidade. A partir de quarta-feira, voltam a funcionar os serviços essenciais autorizados no decreto municipal.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Juazeiro, Maribaldes da Purificação destaca que o sindicato não está de acordo com essa medida da Fenaban. “Os bancários principalmente da Caixa estão trabalhando muito, com antecipação do feriado seria um momento do servidor descansar, é um
direito dele. Estamos preocupados com a qualidade de vida dos bancários”, concluiu.
