Índice de casos de dengue diminui 42% em Petrolina mas Secretaria continua em alerta

O número de casos de dengue reduziu 42% em Petrolina, em comparação ao mesmo período de 2010. Os dados foram divulgados pela Gerência de Endemias, através do Programa de Controle da Dengue, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Apesar da redução, a SMS está alertando a população sobre medidas que devem continuar sendo colocadas em prática para evitar uma epidemia da doença, principalmente, entre os meses de março a abril.

De acordo com os números divulgados, em 2010 foram notificados durante todo o ano, 2.073 casos onde, 1.012 foram confirmados. Neste ano, até  o dia 26 março, foram notificados 347 casos e apenas 1 confirmado, enquanto no mesmo período do ano passado os números chegaram a 810 e destes 204 foram confirmados. “Esse é o resultado de um trabalho contínuo de toda a equipe, que envolve os Agentes de Combate à Endemias, os Agentes Comunitários de Saúde e a população que está se conscientizando sobre os cuidados que devemos ter para combater o mosquito da dengue”, afirmou a Diretora de Vigilância em Saúde, Kátia Coutinho.

Mesmo com a redução de 42% dos casos em Petrolina, o Programa Municipal de Controle da Dengue continua chamando atenção da população em relação a doença. “Não é porque conseguimos reduzir nossos índices que vamos deixar de combater o Aedes aegypti. O controle e a prevenção devem ser permanentes e mantidos durante todo o ano, para que novas ocorrências da doença não voltem a acontecer. Assim, vamos manter o município longe do mosquito transmissor”, enfatizou a Secretária de Saúde,  Lúcia Giesta.

Números – Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), o país conseguiu reduzir em 37% as ocorrências da doença em relação ao ano de 2010, tendo notificado 155.613 casos suspeitos em todo o Brasil. Ainda de acordo com o MS, a região Nordeste concentra 18,4%, com 28.653 ocorrências. Apesar do resultado positivo, o Ministério pede que ações preventivas sejam intensificadas, principalmente, durante o período chuvoso.

Combate à dengue – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada; Não jogue lixo em terrenos baldios; Encha com areia até a borda os pratinhos dos vasos da planta; Não deixe água da chuva acumulada sobre a laje; Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada; Mantenha bem tampados tonéis e barris d’água; Lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água; Guarde garrafas, baldes e latas vazias de cabeça para baixo; Não deixe água acumular na parte de baixo das torneiras de bebedouros e filtro de água.

 

Denúncia de focos podem ser feitas para o Disque-Dengue, através do número 3864.0645 e pelo e-mail denguepetrolina@hotmail.com.


Texto: Taisa Alencar

Foto: Arquivo SMS

Ascom/PMP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *