Na última sexta-feira (25), as 59 reclusas da Cadeia Pública Feminina de Petrolina receberam as equipes da Secretaria Municipal da Mulher e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) como última ação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). As 47 detentas do regime fechado tiveram um dia todo especial com direito a muitos brindes, beleza e informação. Durante o dia, todas as reclusas passaram por transformações estéticas como corte de cabelo, pintura, escova, manicure, pedicure e hidratação – serviços oferecidos pelo Senac Petrolina que sempre faz questão de participar de ações como essa. “Estimular esse lado feminino delas é muito gratificante para nós e viremos sempre que formos convidadas”, declarou a professora do Senac, Edineide Cândida.
O diretor da Cadeia, Klériston Carvalho, comentou que eventos como esse são muito importantes no ambiente de reclusão, pois essas mulheres precisam de um estímulo para seguir a vida depois que forem liberadas. “São sempre bem-vindas ações em parceria com a Secretaria de Ressocialização, responsável pelo mantimento da instituição. Sem dúvida, é bastante salutar poder proporcionar um dia de entretenimento e ajudar na ressocialização das educandas através da disponibilização de cursos”, salientou.
Segundo a reeducanda M.C.S, de Serra Talhada, é gratificante participar da ação da Secretaria da Mulher que promove um dia diferente do usual. “Momentos como esse quebram nossa rotina, levantam nossa autoestima, além de proporcionar diálogo conosco e ainda nos deixar inteiradas de nossos direitos”, afirmou.
A Secretária da Mulher, Maria dos Anjos Fonseca, ressaltou que essa iniciativa já acontece pela terceira vez consecutiva. Durante a ocasião, além do sorteio de mais de 50 brindes e entrega de kits de higiene pessoal, foi realizado um mapeamento de preferências entre as reclusas para oferecer, muito em breve, cursos de capacitação que ofereçam “uma oportunidade de recomeçar a vida com dignidade e estrutura financeira, levando em conta a sustentabilidade e qualidade de vida dessas mulheres e suas famílias”, destacou.
É importante enfatizar que as 59 reeducandas prestam serviços como lavanderia, cozinheiras, manicure e pedicura para o público externo.
Ascom/PMP
Foto: Ilustrativa