Os livros reúnem Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) da especialização em Gestão Pública Municipal da Univasf, ofertada na modalidade EAD, desenvolvidos em 2018. Os exemplares “Múltiplos debates e reflexões interdisciplinares sobre o Direito” e “Perspectivas e Desafios” são, respectivamente, a primeira e segunda edições de uma trilogia, que terá o último produto lançado em março deste ano. As produções são compostas por 24 artigos cada e foram organizadas pelos orientadores Enos André de Farias, Luciano Gomes, Erika Jamir e Gláucio Bessa; e pelo coordenador do curso, Hesler Caffé Filho.
O primeiro livro, cujo prefácio é assinado pelo ex-prefeito de Petrolina Júlio Lóssio, trata de temáticas como direito administrativo, orçamento público e gestão participativa na administração municipal. Enquanto a segunda edição apresenta uma análise sobre os desafios da gestão pública relacionados à educação, saúde, cultura, governança e governabilidade. Além disso, a publicação, que conta com prefácio do secretário de Educação a Distância da Univasf, professor Ricardo Duarte, aborda perspectivas para o futuro da área.
“Durante dois anos, os autores e orientadores tiveram acesso a uma série de disciplinas dentro do curso de especialização, que estudou a gestão pública municipal. Sendo assim, os trabalhos estão construídos a partir da vivência teórica deles ao longo do curso e da vivência prática nas observações do dia a dia”, conta o docente Enos André de Farias. Após o lançamento, os livros estarão disponíveis no formato de e-book e poderão ser adquiridos gratuitamente por meio do site da SEaD. Os livros físicos, produzidos com orçamento dos autores, serão doados às bibliotecas de instituições públicas e privadas.
A roda de conversa, que será realizada no lançamento dos livros, contará com a participação do professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e ex-prefeito da cidade de Paulo Afonso, José Ivaldo de Brito. A iniciativa visa discutir as expectativas para o futuro da gestão pública municipal e debates políticos que serão realizados nos municípios brasileiros este ano, devido às campanhas eleitorais.
“O contexto do lançamento dos livros é também o de um debate com os autores e com a comunidade sobre as expectativas para a gestão pública municipal atual e vindoura. Estamos em ano eleitoral, quando se renovam os mandatos dos prefeitos. Diante disso, os livros chegam em um momento ímpar para a discussão”, afirma Farias. A expectativa é que sejam realizados outros eventos de apresentação dos livros posteriormente em cidades da região de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).
