Técnicos do SAAE discutem abastecimento de água com moradores de Pinhões

blogqsp.açude
Várias sugestões foram apresentadas durante a reunião.

A seca que se alastrou por todo o semiárido baiano trouxe consequências drásticas para moradores do interior de Juazeiro. No distrito de Pinhões a situação foi agravada por conta da baixa vazão do açude que chegou a menos de 5% da sua capacidade de armazenamento de água. Sensibilizado com o problema a direção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro – SAAE enviou uma equipe técnica a Pinhões para discutir junto à comunidade a melhor forma de abastecer com água tratada as cercas de 1.500 pessoas do local.

Na noite da última segunda-feira (22) a equipe do SAAE chegou a Pinhões debaixo de chuva para a alegria de todos. O chefe de Divisão do Interior, Inaldo Nascimento, explicou que as sugestões apresentadas pelo SAAE eram emergenciais, enquanto se buscava uma solução definitiva. Ele lembrou que a documentação para que a Adutora do Forró (que está sendo construída pelo Governo do Estado até o município de Curaçá) chegue também a Pinhões já foi encaminhada pelo prefeito Isaac Carvalho ao governador Jaques Wagner e que toda articulação politica para que isso aconteça está sendo feita pelas lideranças regionais.

Uso racional

Inaldo assegurou que o SAAE estará disponibilizando diariamente 60 mil litros de água tratada para os moradores de Pinhões, pedindo, entretanto, que a mesma seja usada de forma racional para que possa beneficiar a todos. A água, explicou o técnico do SAAE, será levada em carros pipa e colocada no reservatório do distrito para abastecer as residências. Enquanto isso os dois poços com dessalinizadores existentes em Pinhões e mantidos pelo SAAE continuarão funcionando. “Deus permita que essa ação seja por pouco tempo, pois a chuva já está chegando e com ela a renovação da esperança. Esse é o compromisso que o SAAE está assumindo com vocês e esperamos que esta água seja usada com racionalidade para que todos tenham acesso”, reforçou.

O líder comunitário Jorge Cerqueira que também está empenhado na luta para que a adutora chegue até Pinhões, alertou que o fato de o açude ter ficado nessa situação pode ter sido um sinal para que a comunidade tenha consciência da importância do manancial para aquela região. “Quando o açude está cheio não cuidamos bem dele e apenas nos utilizamos da sua água. É preciso que tenhamos mais cuidado com o nosso açude e que não cruzemos os braços quando ele estiver cheio. Precisamos unir forças, estou aqui de braços dados com o vereador Fabinho em defesa do povo de Pinhões que pela primeira vez terá uma adutora. Vamos acreditar nisso e nos unirmos para que esse sonho vire realidade. O prefeito Isaac assumiu este compromisso e com a força de outras lideranças vamos continuar lutando para que esta adutora chegue até aqui”, otimizou Cerqueira.

Esperança renovada

Filho do distrito, o vereador Fabinho reforçou o compromisso com a comunidade afirmando que Pinhões agora tem um representante e que com o empenho de todos a água do São Francisco vai chegar àquele lugar. “Essa é uma luta antiga, mas que agora começa a ganhar corpo com a união de todos e com a articulação do prefeito Isaac junto às lideranças políticas estaduais para que possamos também beber água do São Francisco”, reforçou o vereador.

Dona Mocinha, uma das moradoras mais antigas de Pinhões, disse que o povo já estava cansado de tantas promessas e de carregar lata d’água na cabeça, mas que agora estava esperançosa e confiante nesse projeto. Participaram também da reunião o empresário Plácido e os técnicos do SAAE, Didi e Edivaldo Altamirão. Segundo informações vindas de Pinhões, choveu na última segunda-feira (21) na região mais de 50 mm.

Texto e fotos: Antonio Pedro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *