LIDERANÇAS DO CAMPO DO BRASIL E DE MAIS 08 PAÍSES PARTICIPAM EM JUAZEIRO DO 1º FIDA/MERCOSUL

O Diretor da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Bahia – Fetag João Paulo Soares, a diretora da Federação Trabalhadores Agricultura Estado da Bahia – Contag Josefa Anita e o Secretário da A Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA Agnaldo Meira participaram do Programa Bastidores da Cidade e falaram sobre o 1º Encontro de Líderes Rurais e Gestores de Projetos FIDA no Mercosul Ampliado em Juazeiro.

O evento começou na última terça-feira (17) e é uma realização do FIDA – Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Programa Semear Internacional, Confederação de organizações de produtores familiares do Mercosul ampliado (COPROFAM), Programa FIDA Mercosul Claeh e Governo do Estado da Bahia por meio do Projeto Pró-Semiárido, se estende até hoje (19).

“O objetivo é fortalecer a troca de experiências entre os projetos financiados pelo FIDA nos sete países participantes com o intuito de melhorar a qualidade do diálogo com representantes de organizações da agricultura familiar camponesa, funcionários e gestores de projetos”, disse o Diretor da Fetag.

Por sua vez, a Diretora da Contag disse destacou que o evento é uma oportunidade para troca de conhecimento: “A gente está finalizando o projeto e tem muito aprendizado, tem muita coisa para ser debatida para que o próximo projeto possa vir a acumular todos estes ganhos, de coisas que fizemos ou deixamos de fazer, as nossas  boas práticas e as nossas práticas que precisam ser melhoradas pra gente encarar um momento novo com mais qualidade, que é o que temos procurado fazer na Bahia”.

O Secretário da Ama Agnaldo Meira disse que as políticas públicas desenvolvidas em prol da agricultura familiar e o potencial da região são fatores relevantes para a escolha de Juazeiro na realização do encontro. “Somos uma das poucas cidades da Bahia que realiza oito feiras com foco na agricultura familiar, potencializando o setor caprino e ovino, bem como os produtos desenvolvidos pelos pequenos empreendedores da nossa região. Tudo isso só é possível com ajuda de parceiros como o FIDA e o governo estadual que sempre estão do nosso lado em prol do desenvolvimento econômico da região”, afirmou.

Os participantes brasileiros conheceram como os trabalhos em projetos apoiados pelo FIDA em outros países e vice-versa. Entre os projetos do FIDA no Brasil que apresentaram seus trabalhos neste primeiro dia estão o Pró-Semiárido (Bahia), com ações voltadas ao monitoramento e avaliação: Procase (Paraíba), que mostrou o trabalho de acesso a água naquele estado; Viva o Semiárido (Piauí) e Dom Távora (Sergipe), com acesso a mercados e o Paulo Freire (Ceará), com ações voltadas ao desenvolvimento de capacidades.

O evento é uma realização do FIDA, IICA, Programa Semear Internacional, Coprofam, Programa FIDA Mercosul Claeh, e Governo do Estado da Bahia, por meio do Projeto Pró-Semiárido, com a parceria da Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (Coprofam), Fundação Luis Eduardo Magalhães (FLEM), Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais (Contag), Embrapa Semiárido e de diversas autoridades locais e regionais.