Novas ondas de até cinco metros podem atingir Fernando de Noronha nesta quarta e quinta

Swell pode atingir Fernando de Noronha nesta quarta e quinta. Foto: Adriano Soares/DP/D.A Press/Arquivo

O arquipélago de Fernando de Noronha pode presenciar as maiores ondas dos últimos dois anos nesta quarta (16) e quinta-feira (17). Um fenômeno conhecido como swell, que causa ondas gigantes, atingiu as ilhas no início da noite da terça (15) e deve se estender com ondas de até cinco metros ao longo do dia. A alteração já havia sido prevista pela Marinha na tábua de marés, mas não houve tempo para evitar os danos.Por volta das 19h, quando o mar ficou revolto, as ondas destruíram diversas embarcações que estavam atracadas no Porto de Santo Antônio e algumas barracas. O pico foi às 3h, quando as ondas mais altas atingiram a costa. Apesar do susto, não houve feridos. A Polícia Militar interditou o local.

O swell é um fenômeno natural contínuo que gera ondas gigantes por conta da força dos ventos oceânicos. Neste caso específico, teria sido causado por uma tempestade oceânica na costa dos Estados Unidos que se propagou para o Atlântico Sul em forma de ondas. Durante toda a madrugada, moradores, policiais e bombeiros trabalharam na remoção dos destroços e na tentativa de evitar maiores danos nesta quarta.
Estrutura
O Porto de Santo Antônio passou por reforma no último ano quando houve reforço no muro de contenção do mar, uma barreira de pedras. Apesar dos danos materiais nos barcos e estabelecimentos, não foram registrados grandes estragos no porto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *