As comunidades rurais no entorno do Distrito de Pedrinhas em Petrolina não tem um agente comunitário de saúde sequer. O profissional, indispensável para o acompanhamento de crianças e idosos especialmente como preconiza o atendimento básico de saúde, conforme as diretrizes do SUS. As atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, e ações educativas realizadas em domicílios ou junto às coletividades, são parte do trabalho ao agente comunitário. Mais de doze comunidades rurais estão sem a cobertura desse profissional.
No início do ano, a prefeitura realizou seleção para a contratação de 334 pessoas somente para a área de saúde, e nenhum agente comunitário selecionado chegou até agora para atender Pedrinhas em suas populações ribeirinhas e rurais.
Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores dessa terça-feira (06), abrindo os trabalhos legislativos do semestre, a vereadora Cristina Costa(PT), solicitou através da indicação número 811/2019 um agente de saúde, pelo menos, para atender as comunidades daquela região. Outra demanda diz respeito ao atendimento médico no Posto de Saúde de Pedrinhas que acontece um dia por semana, com o limite de trinta pacientes. Por conta disso, a população chega ao posto ainda de madrugada para conseguir uma ficha de consulta. A necessidade de ampliação de serviços médicos é sentida por todos, e principalmente pelos idosos, que não tem nem lugar para sentar enquanto aguardam a abertura do posto, às 7h. Na indicação de número 810/2019, a vereadora Cristina Costa solicita ao município a construção de bancos de concreto na área externa do postinho, e pede a ampliação no atendimento médico. “Que possa ter ali um agente de saúde e precisamos também ali dá melhores condições aquela comunidade, para que a comunidade possa ter sua assistência médica”, declarou Cristina Costa.
Assessoria de Imprensa
Cristina Costa
Vereadora do PT