Pensando na troca de experiências acerca da implantação de tecnologias de armazenamento de água, e aproveitamento do recurso hídrico para a criação e plantio agroecológico, o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) sediado em Juazeiro (BA) trouxe um grupo de agricultores à Ouricuri para conhecer as práticas na região. O intercâmbio aconteceu na quarta-feira (16), na comunidade de Lagoa do Pau Ferro com o apoio técnico do CAATINGA, e envolveu um grupo composto por 30 pessoas, 27 agricultores e 3 membros do IRPAA. Na ocasião, os visitantes conheceram a tecnologia do barreiro lonado, que consiste num depósito de armazenamento de água das chuvas revestido de lona.
Adilson Ribeiro, técnico do IRPAA explica que a idéia de realizar essa experiência com agricultores do Território Sertão do São Francisco e Piemonte surgiu da necessidade de mostrar outras formas de convivência com o semiárido. “Todas as pessoas que vieram são beneficiadas com o barreiro trincheira, e foi daí que nasceu a idéia de realizar o intercâmbio para que eles conheçam um outro tipo de tecnologia que possa ser levada para as suas comunidades”, afirma.
“Eu gostei dessa tecnologia e quero implantar na minha comunidade. A gente tem que tentar fazer essa ação, mesmo que seja de forma braçal, porque isso vai ajudar na captação de água para criação de animais na nossa região”, ressalta o criador João Santana da comunidade de Caldeirãozinho localizada no município baiano de Uauá.
Durante a visita, os agricultores puderam ainda, conhecer o modo como a comunidade da Lagoa do Pau Ferro utiliza a água armazenada no barreiro e quais as culturas cultivadas no quintal produtivo, onde os agricultores e agricultoras cultivam desde frutíferas como o caju até hortaliças e plantas medicinais.
Elka Macedo
Assessoria de Comunicação do CAATINGA