AUDIÊNCIA PÚBLICA EM JUAZEIRO VAI DEBATER SITUAÇÃO DE ANIMAIS ERRANTES PELAS RUAS DA CIDADE

A militante do Diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade – PSOL de Juazeiro e ativista na causa animal, Valentine Oliveira, participou do Programa Bastidores da Cidade e falou sobre Audiência Pública requerida pelo PSOL de Juazeiro/BA para tratar do tema: “Situação dos animais errantes em Juazeiro/BA e Políticas Públicas em prol dos animais, bem como esclarecimentos sobre o projeto de Lei que versa sobre o conselho municipal de proteção animal”.

A audiência acontecerá no dia 04 de junho, na Câmara de Vereadores de Juazeiro, às 17h. “O objetivo desta audiência é o diálogo entre os órgãos públicos e a sociedade civil, para que sejam planejadas políticas públicas que possam, efetivamente, aplicadas nesta cidade. Quem reside ou circula por este município verifica, facilmente, que há uma superpopulação de animais errantes nesta cidade, bem como a ausência de políticas públicas efetivas para estes”.

Foram convidados para compor a mesa, além do prefeito e dos secretários municipais de saúde e meio ambiente, a Delegada da Polícia Civil, Dra. Rosineide Mota, o representante do Corpo de Bombeiros, o Tenente Davi Partelli, o professor Dr. Alexandre Redson, do curso de Medicina Veterinária da UNIVASF, além dos representantes de Ministério Público, Dr. Alexandre Lamas e Dra. Rita Caxias, que respectivamente, atuam nas promotorias de Meio Ambiente e saúde pública.

Valentine frisou que em Juazeiro existe uma superpopulação de animais errantes e o poder público em nada tem atuado para resolver essa situação. “Em razão disso, existe um crescente número de animais doentes, vítimas de maus tratos, atropelados, e etc. Apenas conseguiremos efetivas mudanças quando houverem políticas públicas efetivas implantadas no município. Em Juazeiro existe o canil para cuidar desses animais, funcionários lotados e a carrocinha que está mais quebrada do que atuante, mais infelizmente o poder público não vem atuando”.

Ela ressaltou ainda que em razão da negligência do município, a quantidade de protetores individuais e voluntários integrantes de ONGS estão cada vez mais endividados e com sua saúde física e mental afetados, uma vez que não possuem condições de atender a todos os casos ocorridos na cidade e nem contam com financiamento ou suporte dos órgãos públicos. “Nesta oportunidade, convocamos os protetores individuais, as ONGS e toda a população juazeirense sensível à causa animal a comparecer a esta audiência pública”, concluiu.


Da Redação – BlogQSP