Jair Bolsonaro (PSL) estará nesta sexta-feira (24) no Recife e em Petrolina, cidade do Sertão pernambucano. Ontem, véspera da visita, seria votado na Câmara dos Vereadores de Petrolina um projeto de decreto legislativo concedendo o título de cidadão do município ao presidente. A proposta, no entanto, foi retirada da pauta.
A decisão foi a pedido do próprio autor da matéria, o vereador Elias Jardim (PHS). O parlamentar admitiu que não houve articulação política e, segundo ele, o motivo do adiamento foi a ausência de votos previstos a favor da homenagem.
“Não tinha segurança que iria passar. Precisava de 16 votos e só estava contando com 12 votos. Preferi retirar da pauta e articular melhor”, explicou.
Seriam necessários dois terços da Câmara para aprovar o projeto. A votação poderá acontecer posteriormente, mas não tem data prevista.L
Para o vereador, “Bolsonaro já é um cidadão de Petrolina”. O argumento dele é que, dos 57.797.847 votos obtidos pelo presidente no segundo turno de 2018, 49.661 foram em Petrolina.
Como aconteceu quando considerado todo o Estado de Pernambuco, Bolsonaro recebeu menos votos do que Fernando Haddad (PT) na cidade. Lá, o petista ficou com 105.663 votos, mais que o dobro que o presidente.
A oposição comemorou o recuo na votação do projeto e criticou a proposta. “Quando a gente pensa em Jair Bolsonaro, educacionalmente é um ignorante, culturalmente é preconceituoso e intolerante, politicamente é incompetente, socialmente é violento, esportivamente é perigoso. Como Petrolina vai conceder título de cidadão a um sujeito que está comprometido em destruir o País?”, questionou o vereador Gilmar Santos (PT) durante a sessão desta quinta-feira (23).

Agenda de Bolsonaro em Pernambuco
Além disso, Jardim enalteceu a visita que Bolsonaro fará a Petrolina e elogiou o presidente. “É um vencedor, é um guerreiro. Isso sem falar na questão do monte de recursos que está vindo para atender à população”, afirmou.
De acordo com a agenda divulgada pelo Palácio do Planalto, em Petrolina, Bolsonaro vai entregar unidades construídas no programa Minha Casa Minha Vida.
O prefeito da cidade, Miguel Coelho (sem partido), é filho do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

Antes de ir a Petrolina, Bolsonaro terá compromisso no Recife, onde participará da reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).





