Home / Política / PRESSÃO POPULAR LEVA VEREADOR ELIAS JARDIM RETIRAR PEDIDO DE TÍTULO DE CIDADÃO PARA BOLSONARO

PRESSÃO POPULAR LEVA VEREADOR ELIAS JARDIM RETIRAR PEDIDO DE TÍTULO DE CIDADÃO PARA BOLSONARO

Jair Bolsonaro (PSL) estará nesta sexta-feira (24) no Recife e em Petrolina, cidade do Sertão pernambucano. Ontem, véspera da visita, seria votado na Câmara dos Vereadores de Petrolina um projeto de decreto legislativo concedendo o título de cidadão do município ao presidente. A proposta, no entanto, foi retirada da pauta.

A decisão foi a pedido do próprio autor da matéria, o vereador Elias Jardim (PHS). O parlamentar admitiu que não houve articulação política e, segundo ele, o motivo do adiamento foi a ausência de votos previstos a favor da homenagem.

“Não tinha segurança que iria passar. Precisava de 16 votos e só estava contando com 12 votos. Preferi retirar da pauta e articular melhor”, explicou.

Seriam necessários dois terços da Câmara para aprovar o projeto. A votação poderá acontecer posteriormente, mas não tem data prevista.L

Para o vereador, “Bolsonaro já é um cidadão de Petrolina”. O argumento dele é que, dos 57.797.847 votos obtidos pelo presidente no segundo turno de 2018, 49.661 foram em Petrolina.

Como aconteceu quando considerado todo o Estado de Pernambuco, Bolsonaro recebeu menos votos do que Fernando Haddad (PT) na cidade. Lá, o petista ficou com 105.663 votos, mais que o dobro que o presidente.

A oposição comemorou o recuo na votação do projeto e criticou a proposta. “Quando a gente pensa em Jair Bolsonaro, educacionalmente é um ignorante, culturalmente é preconceituoso e intolerante, politicamente é incompetente, socialmente é violento, esportivamente é perigoso. Como Petrolina vai conceder título de cidadão a um sujeito que está comprometido em destruir o País?”, questionou o vereador Gilmar Santos (PT) durante a sessão desta quinta-feira (23).

Vereador Gilmar Santos criticou a proposta de conceder o título a Bolsonaro (Foto: reprodução do Facebook)

Agenda de Bolsonaro em Pernambuco

Além disso, Jardim enalteceu a visita que Bolsonaro fará a Petrolina e elogiou o presidente. “É um vencedor, é um guerreiro. Isso sem falar na questão do monte de recursos que está vindo para atender à população”, afirmou. 

De acordo com a agenda divulgada pelo Palácio do Planalto, em Petrolina, Bolsonaro vai entregar unidades construídas no programa Minha Casa Minha Vida.

O prefeito da cidade, Miguel Coelho (sem partido), é filho do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República

Antes de ir a Petrolina, Bolsonaro terá compromisso no Recife, onde participará da reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).