Encontro virtual debate nova campanha do UNICEF

 


Integrantes das Comissões Pró-selo UNICEF, entre outros atores sociais, participaram na tarde desta terça-feira (15) de uma videoconferência com o objetivo de discutir o cronograma de atividades para 2011, e a campanha Por uma Infância sem Racismo. Estiveram presentes representantes de Juazeiro, e dos municípios de Sobradinho, Casa Nova, Pilão Arcado e Abaré, formando um grupo de mais de 30 pessoas, que discutiu e interagiu com mais 23 pólos do Semiárido baiano inscritos no Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012. O encontro foi realizado na DIREC 15.


A iniciativa contou com o apoio técnico do Instituto Anísio Teixeira (IAT), da UNICEF e do Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido, entre outros parceiros ligados as ações voltadas para o desenvolvimento de capacidades técnicas e o fortalecimento de atores sociais e instituições atuantes em instâncias de elaboração, implementação monitoramento e avaliação de políticas públicas para a infância e adolescência. 

Na capital baiana deram suporte ao debate o coordenador do escritório UNICEF em Salvador, Ruy Pavan, e a articuladora estadual do Pacto do Semiárido, Iara Farias. A pauta do encontro virtual destacou a importância do respeito à igualdade étnico-racial desde os primeiros anos de vida, estratégias de enfrentamento da exploração do trabalho infantil e agenda. Fizeram parte do público: articuladores, coordenadores, representantes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, de entidades públicas e civis, além de lideranças juvenis.


Segundo a articuladora de Juazeiro, Luana Rodrigues, encontros como esse são de extrema importância para ampliação do debate e esclarecimentos. “Aqui em Juazeiro, por exemplo, nós temos desenvolvido um trabalho consistente, que já apresenta resultados. O Fórum Comunitário, realizado em setembro, foi um sucesso. Esse novo tema para a campanha é super interessante, e hoje nós aprendemos dicas de como trabalhá-lo. Acreditamos que com estas parcerias e incentivo do UNICEF nós ainda mudaremos a realidade de muitas crianças e adolescentes aqui na região”, afirmou.


O coordenador Ruy Pavan elogiou o grande número de participantes do pólo Juazeiro e ratificou a importância dos encontros virtuais. “Neste ano deveremos realizar mais duas videoconferências, nas quais vamos abordar conteúdos fundamentais para garantia dos direitos de cada criança e adolescente do Semiárido. Além dos nossos contatos presenciais, essa é uma ótima oportunidade de aprofundarmos questões levantadas em eventos realizados nos municípios”, constatou.


 

 
Anna Monteiro
Ascom/PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *