IF Sertão-PE é finalista no 3° Concurso Aprender e Ensinar

Um projeto do Núcleo de Estudos em Agroecologia, Campus Petrolina Zona Rural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), foi selecionado entre os finalistas do 3° Concurso Aprender e Ensinar – Tecnologias Sociais. Dos 64 finalistas, 54 são de escolas públicas e espaços não formais de educação e dez de Institutos Federais. Todos receberão troféu, uma assinatura anual da Revista Fórum, um tablet e o pagamento das despesas de hospedagem e passagem para participar do Seminário Nacional sobre Tecnologias Sociais na Educação, nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2013, em Brasília.

Preocupado com a sustentabilidade dos ciclos naturais e a busca de alternativas à utilização dos agrotóxicos, o projeto finalista do IF Sertão-PE tem como ações principais a realização dos trabalhos de campo com a batata doce biofortificada e a implantação de um campo de demonstração permanente de práticas agroecológicas. Idealizadores da proposta, os professores Erbs Cintra, José Batista da Gama, Cícero Antonio e Fábio Freire afirmam que a ideia “é capacitar rotineiramente produtores rurais quanto às alternativas agroecológicas de produção de insumos diversos, microrganismos benéficos, predadores naturais, minhocários, biofertilizantes, caldas e outros produtos de base sustentável”.

Promovido pela Revista Fórum e a Fundação Banco do Brasil, o Concurso Aprender e Ensinar recebeu este ano 4.698 inscrições de professores de todo o país, superando as edições anteriores do prêmio. A comissão julgadora destacou a qualidade dos projetos recebidos. “Em geral, são iniciativas desenvolvidas com interação com a comunidade, que buscam uma transformação social, entre outras características próximas ao conceito de tecnologia social”. Os vencedores, cujos nomes serão divulgados no encontro em Brasília, participarão do Fórum Social Mundial, em março de 2013, na Tunísia (África).

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