CHUVAS NAS CABECEIRAS DO SÃO FRANCISCO TEM SIDO GENEROSAS E BARRAGEM DE SOBRADINHO ATINGE O MELHOR VOLUME ÚTIL DOS ÚLTIMOS ANOS

Dados repassados ao BlogQSP, pelo Engenheiro e colaborador Ailton Candeia,  sobre atual situação do Rio São Francisco e por conseguinte suas barragens, hidrelétricas e perímetros irrigados, deixa antever um dos melhores anos, face a seca de mais de 8 anos por que tem passado a toda extensão do Velho Chico, o Rio da Integração Nacional. O que dá mais que esperança aos ribeirinhos é fato das últimas chuvas que começaram intensamente no alto São Francisco, desde sua nascente até o submédio, com generosos índices pluviométricos, muito acima do que é previsto para a época.

A mudança mais acentuada diz respeito ao volume de represamento dos lagos do sistema elétrico da Chesf, companhia Hidrelétrica do São Francisco, a exemplo Três Marias, Sobradinho, Itaparica e Paulo Afonso. O melhor exemplo é Sobradinho-Ba, que neste mesmo mês de 2017, tinha pouco mais de 2% de armazenamento de água e hoje (05) Sobradinho está com mais de 26% do volume útil. E o que melhor é que está chegando (afluente) a barragem o volume de 1.700m3/s, enquanto que estão sendo liberados (vazão defluente) 733m3/s.

Com isso, a cada segundo estão sendo retidos na barragem 967m3/s, o que se deduz que até o final do mês, quem sabe, o volume útil de Sobradinho possa chegar perto dos 40% ou mais de volume útil.

 A VAZÃO MÉDIA NO ALTO SÃO FRANCISCO:

-MORPARA= 1.909m3/seg.

-BOM JESUS DA LAPA= 1.796m3/seg.

Com informações de Ailton Candeia de Lima