Secretaria de Saúde distribui cerca de 90 mil preservativos durante o carnaval

 

 

Com o tema “Sem camisinha não dá. Seja qual for a fantasia, use sempre camisinha”, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou durante o carnaval Folia e Samba no Vale dos Vinhos, ações nos diversos pólos montados na cidade. O objetivo da campanha de prevenção do carnaval de 2011, que teve este ano como foco principal as mulheres de 15 a 24 anos, foi de conscientizar e sensibilizar sobre a importância de utilizar preservativos durante as relações. Ao todo, a coordenação Municipal DST/HIV/Aids e Hepatites Virais distribuiu cerca de 90 mil camisinhas e realizou orientação sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), distribuindo panfletos educativos, e enfatizou a necessidade de incentivar os companheiros a usar o preservativo. “Lembramos também aqueles que tiveram relação sem proteção que após o período carnavalesco é aconselhável realizar o teste rápido, para diagnóstico tanto do HIV, quanto da sífilis e hepatites virais”, esclareceu o coordenador municipal do Programa DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, Anderson Andrade.

 

Fique Sabendo – Assim como recomendado pelo Ministério da Saúde (MS), a SMS também está alertando para a importância de realizar o teste rápido, podendo assim diagnosticar precocemente a AIDS. O primeiro exame poderá ser feito no dia 14 de março, no Centro de Orientação e Apoio Sorológico (Coas) e no Serviço Ambulatorial Especializado (SAE), localizado no Espaço Vida, em um prédio anexo ao da Secretaria de Saúde.

 

O próximo teste rápido será realizado 30 dias após o período da relação sexual desprotegida, pois somente depois deste período é possível ter um resultado mais preciso e seguro, que detectará a presença das doenças. O exame fica pronto em torno de 30 minutos, é indolor e sigiloso. Em casos onde o resultado for positivo, a pessoa passará pelo aconselhamento e poderá ser acompanhado no Coas e SAE, recebendo todo o tratamento adequado.

 

 

Texto: Taisa Alencar

Foto: Patrícia Telles

Ascom/PMP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *