Atividades do PSE em Juazeiro são encerradas em 2012 com sucesso

Técnicos de Educação e Saúde estiveram reunidos no auditório da Secretaria da Saúde de Juazeiro, na última segunda-feira, dia 17 de dezembro, para avaliação do Programa Saúde na Escola (PSE), discussão do encerramento das atividades e programação das ações para 2013 no município.

O programa contempla crianças e adolescentes de 05 a 19 anos das escolas da rede municipal com ações de prevenção e promoção à Saúde. Segundo a diretora de Atenção à Saúde, Geandry Peres, os resultados alcançados pelo município foram positivos e os benefícios já estão sendo sentidos pela comunidade.

“Tiramos a conclusão de que o trabalho realizado em parceria traz resultados mais efetivos para a população. A ação intersetorial entre Saúde e Educação durante o ano de 2012 foi bastante produtiva e trouxe aprendizados coletivos. Já estamos estudando e planejando as atividades para o ano vindouro. A próxima etapa manterá o compromisso da gestão de fortalecer e melhorar a Saúde na cidade, principalmente à criança e ao adolescente da rede pública de ensino”, enfatizou.

A diretora endossa suas palavras relembrando que Juazeiro tem realizado uma atenção especial às crianças e aos adolescentes e por essa razão já obteve reconhecimento nacional. “A prova que estamos no caminho certo é que o município já obteve reconhecimento no país com a conquista dos selos Unicef e Abrinq”, argumentou.

Durante o desenvolvimento do Programa os profissionais alcançaram todas as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. A meta mínima determinada era de atender 70% dos 26,5 mil estudantes com a faixaetária de 05 a 19 anos da rede municipal com ações de prevenção e promoção à Saúde

Das muitas metas alcançadas pela gestão durante o trabalho do PSE merecem ser citadas: a verificação de carteiras de vacinação dos alunos que atingiu 83,45% de cobertura devido à ação conjunta entre as pastas, 93,85% de detecção de manchas suspeitas da hanseníase e 100% dos alunos beneficiados com a avaliação antropométrica (verificação de peso e altura).

“As atividades serão continuadas e estaremos dando encaminhamento às necessidades encontradas nas instituições escolares. O importante de tudo foi que cumprimos os objetivos, beneficiamos a comunidade com mais saúde e educação, já que com alunos saudáveis a evasão escolar reduz e os estudos melhoram, pois os alunos estão saindo menos das escolas na busca por tratamentos”, completou Geandry Peres.

O Termo de Adesão ao PSE em Juazeiro foi assinado em novembro de 2011 e as atividades iniciaram em março de 2012, com a Semana de Saúde na escola, dando prosseguimento durante todo o ano com palestras educativas, formação dos educadores e avaliações da saúde dos estudantes.

“Estamos muito felizes com os resultados alcançados, pois o Programa contribui com o aprendizado dos alunos em sala de aula, já que os problemas estão sendo diagnosticados precocemente, agilizando o tratamento e a recuperação dos estudantes. Em 2013, o trabalho será continuado, pois este é mais um projeto que contempla os objetivos da gestão municipal: o de priorizar ações que beneficiem a saúde e melhorem a atenção voltada à classe estudantil do nosso município, garantindo mais qualidade de vida às crianças e adolescentes”, destacou o secretário da Saúde, Ubiratan Moreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *