SAAE participa de reunião sobre abastecimento de água no Distrito de Pinhões

A revitalização do açude de Pinhões e a construção da Adutora de Curaçá foram os principais assuntos discutidos entre os órgãos – SAAE, Codevasf, DNOCS, e a comunidade local, em reunião segunda-feira (17), na sede do distrito.

A falta de chuva na região tem comprometido milhares de pessoas que vivem da agricultura e dependem dos açudes para alimentar os animais, como é o caso de Pinhões.

Segundo explicou o gestor do DNOCS, Rubenilson Carvalho, o projeto inicial para a construção da adutora de Curaçá, conhecida como adutora do Forró, só vai até o Serrote Preto, “e Pinhões não está incluído nesta primeira etapa. Iremos montar uma comissão para batalhar junto com as autoridades recursos para que adutora chegue até a localidade”, disse, observando que a água existente hoje no açude só tem capacidade de abastecimento por mais dois, três meses. “Se não chover nesse período teremos uma situação bastante complicada para a região”, profetizou.

De acordo com Joaquim Neto, diretor-presidente do SAAE, os investimentos realizados no distrito para melhorar o abastecimento de água atenderam nesse período a troca de 09 membranas e os filtros do dessalinizador do poço existente na localidade, aumentando em cinco vezes mais a vazão da água utilizada para o consumo humano; a instalação de um novo filtro com capacidade de 12 mil litros de reservatório de água, e a manutenção do decantador. “Sem dúvida estar aqui ouvindo a comunidade local será fundamental para chegarmos a uma definição real do problema”, disse Neto.

A moradora Marinalva Ferreira da Silva Santos considera importante as discussões. “É necessário que a população busque os órgãos, para juntos encontrarmos uma solução. Fiquei bastante otimista com as propostas que foram apresentadas. Vamos aguardar para que o resultado seja positivo para todos”, declarou a confiante moradora.

O superintende da Codevasf, Emanoel Lima, também presente na reunião, informou que é preciso analisar o projeto da adutora, identificar os pontos a serem modificados e buscar a participação de todos para resolver a questão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *