Diagnóstico do Plano Local de Habitação de Juazeiro foi apresentado em Audiência Pública

A Prefeitura de Juazeiro apresentou nesta quinta-feira (13), o “Diagnóstico do Setor Habitacional”, referente ao Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) do município. O evento aconteceu no Centro de Formação de Educadores de Juazeiro – CEFJ.

 O Diagnóstico, que é a segunda etapa do Plano Municipal de Habitação, foi apresentado pelas técnicas da SEDUR, Josilene Félix e a arquiteta Débora Lima. De acordo com Josilene foi feito um apanhado da questão habitacional no município, tanto na área urbana como na rural.

“O déficit habitacional, as inadequações da cidade, como edificações precárias, irregularidades fundiária, problemas de grande população de baixa renda, às questões de leis urbanas que interferem na política habitacional, enfim, todo este levantamento vai subsidiar estratégias e diretrizes a serem feitas na terceira etapa do plano, para que a condição do município seja melhorada e que consiga resolver os problemas habitacionais de interesse social”, explicou Josilene.

Este diagnóstico foi elaborado pelas equipes técnicas das secretarias de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Igualdade, Assistência Social e Cultura (SEIASC), Relações Institucionais (SERIN) e da Procuradoria do Município. “Estamos apresentando a realidade do município referente à habitação. Este é o momento também de fazermos nossas observações, acrescentar propostas, dar parecer, por isso a importância da participação dos líderes comunitários, entidades sociais, representantes da sociedade civil organizada, que estão contribuindo significativamente para a elaboração do Plano”, ressaltou Célia Regina Carvalho, secretária da SEDUR.

José Manoel, do Sindicato de Trabalhadores Rurais disse que está satisfeito com os resultados das audiências. “Juazeiro está de parabéns, estamos tendo a oportunidade de discutir os problemas habitacionais do nosso município, e agora inserindo a zona rural, que sofre demais com moradias precárias, falta de saneamento e de infraestrutura. Isso é muito positivo”, evidenciou.

O processo de elaboração do PLHIS conta com três etapas. Na primeira audiência, realizada no dia 06 de dezembro, aconteceu o fechamento da proposta metodológica e o levantamento de informações, onde técnicos e lideranças comunitárias das zonas urbana e rural contribuíram para elaboração do Plano. A 3ª etapa acontece na próxima quinta-feira, dia 20 de dezembro, no auditório da secretaria de Educação SEDUC, onde serão apresentadas as “Estratégias de Ação” do Plano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *