Prefeitura de Petrolina recebe representantes do Consórcio Linha Verde

Nesta semana, o diretor-presidente da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), Paulo Valgueiro, o secretário de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, Geraldo Junior e uma equipe da Prefeitura Municipal de Petrolina receberam representantes do Consórcio Linha Verde, empresa que será responsável pelo estudo que diagnosticará as principais deficiências do transporte coletivo e pela elaboração do projeto executivo do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que deve ser implantado no município. Durante a reunião, foram expostas pelos engenheiros do Consórcio Linha Verde, as diretrizes para iniciar os estudos de Análise de Diagnóstico do Sistema de Transporte Público de Passageiro (STPP) existente e suas necessidades quanto aos dados que vão compor os trabalhos que, de acordo com a engenheira Edileuma Assunção, é de fundamental importância, nesse primeiro momento, para iniciar o projeto. “Precisamos conhecer a realidade do sistema de transporte de Petrolina e para isso contamos com a equipe de transporte da EPTTC”, declarou.
 
Após apresentar os dados técnicos sobre o transporte coletivo e individual (ônibus, vans e moto-táxis), o diretor-presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro, juntamente com o secretário Geraldo Junior, se colocaram a disposição do consórcio. “Estaremos aqui para suprir a necessidade de informações. Para tanto, os setores responsáveis pelo transporte, estarão sempre a disposição do projeto, para garantir o bom andamento dos trabalhos de pesquisa”, garantiu Paulo Valgueiro.
 
Visita
Na segunda parte da visita, o diretor-presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro, e os integrantes da Superintendência de Transporte, Gorette Delgado, Cesar Perez e Jailson Gama, e o Secretário Geraldo Junior, acompanharam a vistoria da equipe de engenheiros do Consórcio Linha Verde. A equipe conheceu o Centro de Abastecimento de Petrolina (CEAPE), a Estrada da Banana e os bairros Pedra Linda, João de Deus, Quati I e II, São Gonçalo, Cohab VI, Cohab Massangano, Rio Corrente, Dom Avelar, José e Maria e o Campus Universitário.
 
De acordo com a engenheira Edileuma Assunção, o objetivo da visita foi identificar os principais terminais de passageiros e os bairros que apresentam a maior demanda para o transporte público municipal. A partir de agora, a equipe aguarda algumas informações técnicas sobre sistema de transporte coletivo, que serão encaminhadas pela Prefeitura Municipal, para iniciar a pesquisa de campo.
 
Para o secretário Geraldo Junior, esse estudo será de fundamental importância porque embasará um plano de reestruturação do transporte público municipal. “Nossa expectativa é que esse diagnóstico indique o futuro do sistema de transporte do município para os próximos 20 anos”, destacou.
Segundo a engenheira Ana Augusta, que coordenará a equipe de pesquisa, o estudo deve ser concluído, em sua totalidade, no prazo de quatro a cinco meses. No decorrer desse período, acontecerão entregas parciais dos resultados.
 

Texto: Eneida Trindade
Ascom/PMP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *