Exposição de jornais institucionais na UNEB mostra trabalho do Assessor de Imprensa

Com o objetivo de mostrar uma das funções do Assessor de Imprensa, estudantes do 7º período do curso de Comunicação Social Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) realizam hoje (10) a exposição “Assessorando”, que apresenta jornais institucionais elaborados durante a disciplina de Assessoria em Jornalismo. Farão parte da mostra cinco jornais informativos, que serão pendurados em cordões para facilitar a leitura dos textos, numa alusão à literatura de cordel.

A exposição acontece a partir das 15h30, no Canto de Todos, no Departamento de Ciências Humanas (DCH), Campus III, em Juazeiro. Os trabalhos foram realizados em grupo ao longo deste semestre e cada grupo escolheu um cliente diferente para o qual produziu o material.

Os alunos elaboraram jornais institucionais para as seguintes organizações: Associação Proteger, uma Organização Não-Governamental de Petrolina, que atua como mediadora para a adoção de animais abandonados; o Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos (CODEFAS), de Juazeiro; a banda petrolinense de rock alternativo Andranjos; o Rotary Club de Juazeiro; e o SineBahia.

Os jornais têm quatro páginas e foram totalmente planejados e executados pelos estudantes, que sugeriram as pautas, fizeram as entrevistas, tiraram as fotografias, escreveram os textos e fizeram a diagramação. O trabalho foi orientado pela professora Renata Freitas, responsável pela disciplina. “A atividade é essencial para que os alunos tenham contato com o dia a dia de trabalho de um assessor de imprensa e passem por alguns desafios e dificuldades da profissão. As publicações institucionais são apenas um dos produtos que o assessor pode elaborar para aproximar a organização de seus públicos”, ressalta a professora.

Além da elaboração dos jornais institucionais, durante a disciplina os estudantes aprenderam tudo que engloba a atividade de assessoria de imprensa; ou seja, elaborar releases, mailing lists, press kits; bem como o histórico e os conceitos que envolvem a atuação profissional na área de assessoria.

Para a aluna Amanda Lima, 24 anos, a disciplina possibilitou à turma conhecer a rotina de trabalho dos assessores. “A disciplina de Assessoria nos permitiu experimentar a rotina produtiva de um profissional da área. Construímos produtos comunicacionais e descobrimos como deve ser pautada a relação com o cliente”, pontuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *