Direto de Casa Nova

 

Casanovenses vão às ruas em caminhada contra as drogas

A prefeitura de Casa Nova, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a caminhada contra o crack e outras drogas, na manhã desta terça-feira (01), no Centro da cidade.

Com o tema: Seja Feliz, Viva as emoções, o evento, promovido pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) reuniu jovens, usuários do serviço, Conselho Tutelar, Escolas Municipais, Equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Mobilizada, a população casanovense vestiu camisetas e carregou faixas com frases que pediam o fim do consumo e do tráfico de drogas no município. Iniciando a concentração no CAPS, a caminhada seguiu em direção à Quadra Poliesportiva, onde o público presente participou de palestras, atividades culturais e recebeu panfletos informativos.

No percurso, pelas ruas do Centro da cidade, os funcionários do CAPS passavam mensagens que alertavam para os riscos e malefícios causados pelo consumo do cigarro, álcool e de outras drogas. O secretário municipal de saúde, Solon Xavier, esteve presente, manifestando total apoio ao evento e à luta contra as drogas.

“Esse evento serve para chamar toda a sociedade a se unir em torno da causa de combate ao uso de drogas no nosso Município. Em nome da Secretaria de Saúde, manifesto todo e qualquer apoio a quaisquer que sejam as manifestações pelo bem da juventude casanovense, em especial, na luta contra as drogas”, afirmou Solon Xavier.

De acordo com o psiquiatra do Centro de Atenção Psicossocial, René Jesus de La Torre, os efeitos da droga não prejudicam só o usuário, ele levanta uma reflexão sobre as conseqüências devastadoras do uso inadequado das substâncias psicoativas.

O psiquiatra ressalta ainda, que a campanha de prevenção e combate às drogas tem caráter permanente, mas a realização de uma caminhada é importante para atrair a atenção da sociedade e mobilizar os cidadãos, convidando-os a oferecer sua parcela de contribuição no enfrentamento ao grave problema que é o consumo indevido de drogas.

“Precisamos do apoio de toda a sociedade para que possamos superar esse fenômeno que vem se agravando, destruindo jovens, adultos e suas famílias”, ressalta René de La Torre, comentando que a expectativa é que todas as organizações governamentais e não governamentais abracem a causa, participando ativamente das ações que envolvem o combate ao uso de drogas.

Para o enfermeiro do CAPS, Ermiro Ferreira Júnior, o cigarro é a principal porta para se iniciar o uso das drogas. “Experimentar o cigarro é um dos comportamentos de risco mais temidos hoje pelos profissionais de saúde, pois a nicotina contida nele, é uma substância com grande e rápida capacidade de desenvolver a dependência”, explica.

“No Brasil, a experimentação do cigarro é acompanhada junto com a da bebida alcoólica, drogas ilícitas para os menores de 18 anos. As duas drogas podem ser obtidas por um preço muito baixo, o acesso a elas não é controlado e a cultura vigente, extremamente permissiva, reforça o consumo”, pondera Ermiro Ferreira.


Lidiane Cavalcante
ASCOM/PMCN

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *