Malha fina pega 34,5 mil contribuintes na Bahia

Leão Faminto

A Receita Federal informou, nesta sexta-feira (7), que 34.521 contribuintes baianos  caíram na malha fina do Imposto de Renda este ano – um número 8,51% superior ao verificado em 2011  (31.813). A omissão de rendimentos do titular da declaração é o principal motivo de incidência na malha no Estado, com 12.075 declarações retidas, o que representa quase 35% do total.

Em seguida aparecem despesas médicas (5.929 declarações), ausência de Dirf (3.008) e  divergência de Dirf (1.119). Em todo o País, 616.569 declarações de IR ficaram retidas na malha. A “omissão de rendimentos” ocorre quando a Receita detecta indícios de que o contribuinte declarou uma renda menor do que a que obteve.

Quem reconhecer que recebeu mais do que declarou, pode retificar a declaração. Se não fizer a correção, poderá ser multado em 75% do imposto devido. Segundo o supervisor nacional do IR da Receita Federal, Joaquim Adir, não há prazo para o contribuinte fazer a retificação. “Quanto antes melhor, que assim ele sai da malha e evita ser chamado pela Receita”, disse.

Quem considerar que sua declaração está correta, pode agendar, a partir de janeiro, um horário para ser atendido em alguma agência da Receita.

Leia mais em A Tarde.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *