Desde 2011, a Codevasf possuía a certificação Selo Verde, categoria ”Diamante”, que foi renovada agora até 2020 e as Organizações parceiras – Distritos de Irrigação dos Perímetros de Mandacaru e de Maniçoba na área de atuação da 6ª Superintendência Regional,conquistaram a certificação Selo Verde, categoria “Ouro”, mediante o cumprimento de requisitos de um rigoroso processo externo de auditagem socioambiental, realizado na segunda quinzena de janeiro do corrente ano, pela Organização Certificadora Ecolmeia.
As auditagens ocorreram no mês de janeiro/2018, em duas etapas: Análise das Fichas técnicas e visitas “in loco”, com o objetivo principal de analisar a integridade, a qualidade e a eficiência dos serviços ofertados.
As certificações, com vigências de 2 anos, foram concedidas em reconhecimento a gestão socioambiental responsáveis e transformadoras baseadas no desenvolvimento sustentável, que a Codevasf e as Organizações parceiras praticam e promovem, em prol do crescimento econômico das comunidades onde atuam, respeitando à diversidade humana, protegendo o meio ambiente, fortalecendo e desenvolvendo as potencialidades locais.
O Selo Verde é hoje um dos mais eficientes meios para agregar visibilidade às empresas e organizações que estão de acordo com as boas práticas de conduta socioambiental responsável, por isso, a conquista das certificações nas categorias “Diamante e Ouro” tem uma relevância imensurável tanto para a Codevasf, primeira empresa pública a obtê-lo, bem como para os Distritos de Irrigação, por ser um reconhecimento impar perante a sociedade, as quais indicam e estimulam a prosseguirem com a certeza de estarem no caminho certo, incorporando critérios de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental nas suas gestões. O selo Verde é reconhecido nacional e internacionalmente, e agrega valor ao produto final.
Cabe ressaltar que essa é uma ação da Área de Irrigação – AI com Apoio da Àrea de Revitalização- AR, por meio da AR/GDT. As certificações serão concedidas a Codevasf e aos Distritos de Irrigação pelo consultor e representante da Organização Certificadora Ecolmeia, Sr. Reginaldo dos Santos Almeida. Receberá em nome da Codevasf a Certificação de renovação do Selo Verde, categoria “Diamante”, o Diretor da Diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação – AI – Dr. Luis Napoleão Casado Arnaud Neto.
Distrito de Irrigação- É uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, constituída de irrigantes do Perímetro Irrigado, tendo por função principal, mediante delegação da Empresa, a administração, a operação e a manutenção da infra-estrutura de irrigação de uso comum, podendo realizar outras atividades (em caráter permanente ou transitório) de acordo com as demandas dos associados.
Distrito de Irrigação do Perímetro Mandacaru – Localizado em Juazeiro (BA), possui um total de 840 hectares de área irrigada, dos quais 394 ha são destinados a 54 famílias de pequenos produtores que cultivam principalmente manga, cana de açúcar, acerola, banana, mamão, maracujá, cebola e melão para consumo interno e exportação. Possui sistema de irrigação por gotejamento e micro-aspersão, o que resulta no uso racional da água, redução dos processos erosivos, de salinização do solo e economia de energia elétrica.
Distrito de Irrigação do Perímetro de Maniçoba – Localizado em Juazeiro (BA), possui uma área de aproximadamente 12,5 mil hectares irrigáveis, dos quais 8,2 mil hectares são dotados de infraestrutura hídrica para atender a cerca de 375 lotes de agricultores familiares, pioneiros dentro do Perímetro, e mais 517 novos lotes agrícolas, sendo 48 pertencentes a empresas agrícolas de médio e grande porte, como Agrovale, Ebras, Brasil Uvas, Hortibon, Frutibon e Agrobraz. Se destaca pela produção de manga, uva, coco, goiaba, mamão, maracujá e melancia, sendo que as mangas do tipo Tommy e Palmer são exportadas para a Europa. Possui sistema de irrigação por gotejamento e micro-aspersão, o que resulta no uso racional da água, redução dos processos erosivos, de salinização do solo e economia de energia elétrica.
Sobre o Programa Selo Verde Ecolmeia – Criado em 2008, é um reconhecimento às organizações que realizam suas atividades buscando a sustentabilidade e estimulando seus parceiros a se tornarem agentes multiplicadores de boas práticas ambientais. O Selo é concedido pela organização não-governamental Ecolmeia, que fica em São Bernardo do Campo (SP). A Ecolmeia é um Programa de Ecologia que tem a missão de despertar a conscientização do público por meio da proposta de mudança de comportamento e de atitudes solidárias e ambientalmente corretas.
A organização que obtém o Selo Verde Ecolmeia recebe o título de “Amiga do Meio Ambiente”. Assim, indica para o mercado sua preocupação em promover o crescimento de forma sustentável, reduzindo os impactos ambientais negativos no solo, no ar e nas águas em toda sua cadeia produtiva. As categorias são: Bronze, Prata, Ouro e Diamante.
Os critérios exigidos para aquisição do Selo Verde são: aplicar uma Política Ambiental; desenvolver técnicas, processos e serviços limpos que reduzam os impactos ambientais negativos e que respeitem o meio ambiente; trabalhar a educação ambiental junto a funcionários, fornecedores, clientes e comunidade e utilizar, em alinhamento ao Ministério do Meio Ambiente a “Política dos 5R´s”, priorizando a redução do consumo e o reaproveitamento dos materiais em relação à sua própria reciclagem. São eles: Reduzir, Repensar, Reaproveitar, Reciclar e Recusar consumir produtos que gerem impactos socioambientais significativo.