Prefeitura e Moscamed apresentam projeto para controle da dengue aos vereadores

 

 


Nesta terça-feira (01), 10h30, acontece sessão especial na Câmara Municipal de Juazeiro para apresentação do Programa de Controle Genético do Mosquito Aedes aegypti. A mais nova tecnologia para combater o mosquito transmissor do vírus da dengue está sendo desenvolvida no município desde agosto de 2010 numa parceria entre a Prefeitura e a Moscamed.  A reunião vai contar com a presença do secretário de saúde, Ubiratan Pedrosa, do coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Klynger Farias, do gerente do projeto, Danilo Carvalho e diretoria da Moscamed. A sessão especial, de acordo com a assessoria da Moscamed, tem como objetivo discutir os aspectos científicos, tecnológicos e socioambientais do projeto Aedes Transgênico. Inicialmente, o trabalho está sendo realizado no bairro Itaberaba, no projeto Mandacaru e nos distritos de Carnaíba e Maniçoba.

 

Os experimentos em campo no Itaberaba já foram iniciados e na última segunda-feira (21), aconteceu a primeira liberação planejada de mosquitos transgênicos da América Latina, onde cerca de 20 mil mosquitos foram soltos no bairro, segundo informações da Moscamed.

 

O “Programa de Controle Genético do Mosquito Aedes aegypti” visa controlar a transmissão da doença produzindo linhagens de mosquitos geneticamente modificados (OGM), que serão capazes de suprimir populações naturais do transmissor da doença. São também parceiros do projeto, o Ministério da Saúde, a Secretaria da Saúde da Bahia e Universidade de São Paulo.

 

 

 Vânia Castro – assessoria de imprensa/ SESAU

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *