Durante abertura do IV Fórum Nacional de Medicamentos o deputado Amauri Teixeira (PT/BA) defende a desoneração de impostos para o setor

O deputado federal Amauri Teixeira (PT/BA) participou na manhã desta quinta-feira (29/11) da abertura do IV Fórum Nacional de Medicamentos no Brasil – Acesso e Inovação. Estavam também compondo a mesa do evento o senador e Titular da Comissão de Assuntos Sociais, Paulo Bauer (PSDB/SC), a deputada e membro da Comissão de Seguridade Social e Família, Jandira Feghali (PCdoB/RJ), o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Paulo Gadelha, o representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, José Agenor Alvares da Silva e a presidente do Programa Ação Responsável Clementina Moreira Alves.

O evento destaca, este ano, a importância da ampliação do acesso e da inovação e reúne, no auditório do Interlegis (Senado Federal), representantes do Congresso Nacional, gestores públicos e da iniciativa privada, representantes da sociedade civil e profissionais da área de saúde.

Durante a abertura o senador Paulo Bauer defendeu a isenção de impostos sobre os medicamentos, “um paulista não pode ganhar dinheiro com a dor de cabeça de um cearense, uma gastrite tratada é uma úlcera evitada”, ressaltou. Paulo destacou ainda a presença do deputado Amauri Teixeira, “a presença deste baiano aqui garante que esta reunião está fadada ao sucesso”.

A deputada Jandira Feghali destacou a necessidade de se ampliar o acesso aos insumos em saúde, “nós precisamos trabalhar e debater esse assunto com bastante responsabilidade. Na Comissão de Seguridade Social e Família temos uma subcomissão que trata da indústria de medicamentos e eu ressalto que é grande a o papel do Estado, mas é grande também o papel do mercado nacional”, ressaltou.

O deputado Amauri Teixeira elogiou o trabalho feito pelo Ministério da Saúde, especialmente depois da chegada do ministro Alexandre Padilha, parabenizou Jandira pelo trabalho feito na subcomissão e falou no acesso aos medicamentos, “não podemos pensar em ampliar o acesso aos medicamentos sem levar em conta toda a cadeia, esse segmento mexe com vidas, com pessoas e isso tem que ser levado em consideração”, destacou Teixeira.

O parlamentar falou também sobre o trabalho da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, “a Anvisa tem trabalhado com o padrão e o rigor necessário, mas precisamos combinar isso com agilidade, pra isso a agência precisa ganhar corpo, com mais funcionários e mais técnicos” pontuou.

No final da sua fala Teixeira defendeu a urgente necessidade do barateamento dos medicamentos que, de acordo com ele, prejudica e muito os mais necessitados, “temos que desonerar os medicamentos, mas temos que pensar também na produção de toda a cadeia, para assim fazer com que o medicamento chegue na ponta, fazer que com que os mais necessitados consigam ter esse acesso garantido”, finalizou.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *