Curso sobre drogas é aprovado pelos profissionais de saúde em Juazeiro

Mais um encontro do curso de Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas aconteceu nesta terça-feira, dia 27, na Univasf, numa parceria da Secretaria da Saúde de Juazeiro, UFBA e o Centro de Estudos e Terapia de Abuso de Drogas da Bahia (CETAD). Durante o penúltimo dia do curso – que começou em 24 de julho – os profissionais da rede básica apresentaram projeto de Intervenção Médico-Social para avaliação dos coordenadores do evento.

O médico Jairo Lima Ferreira que atende na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Itamotinga agradeceu a oportunidade e parabenizou a organização do curso. “A droga é uma realidade internacional e a atenção para a prevenção deve ser intensificada. Não adianta apenas reprimir os usuários, pois o uso da droga é um problema que está enraizado na sociedade gerando dificuldades em famílias e nas escolas. O usuário não deve ser visto apenas como um criminoso e sim como uma vítima do sistema social. O curso foi muito bom e oportuno e deverá continuar sendo realizado, pois ganham todos: os profissionais, os usuários e a sociedade em geral”, ressaltou.

A capacitação será encerrada no próximo dia 05 de dezembro, na Univasf, em Petrolina, com a continuação de outras apresentações de projetos. Para a supervisora do Núcleo de Saúde Mental – CAPS, Cilene Duarte, o trabalho foi bastante produtivo e atingiu o resultado esperado. “Este curso trouxe um ganho substancial para os profissionais que integram a Equipe de Saúde da Família. A rede, sem dúvida, foi beneficiada. Para a equipe que vivencia de perto as demandas sociais e culturais que têm influência sobre o uso abusivo das drogas e suas consequências nos territórios foi um conteúdo enriquecedor. Todos trouxeram apresentações fantásticas em que fica claro o novo olhar que os profissionais terão daqui para frente com o usuário”, disse.

A supervisora também frisou as mudanças de visão tão importantes para o tratamento dos dependentes químicos. “Todos mudarão a abordagem para melhor diante do usuário de álcool, crack ou outras drogas, sendo observado, principalmente, o contexto social e não apenas a droga. Com isso, estamos garantindo melhores resultados na inserção ao tratamento e na prevenção do problema com a qualificação dos cuidados e orientações oferecidas em toda rede básica. O encaminhamento ao CAPS somente quando necessário, porque a prevenção será fortalecida nos postos de saúde”, disse Cilene Duarte. 

Durante o curso, os profissionais participaram de aulas expositivas, estudos de casos, histórias de vida, discussão de filmes, observação e análise prática. A capacitação foi ministrada por profissionais do CETAD e da Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti (ARD-FC), que é um serviço de extensão permanente da Faculdade de Medicina da Bahia – FMB/UFBA, voltado para atenção ao uso de drogas e redução de danos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *