EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA RETRATA VIDAS E HISTÓRIAS DE MULHERES NEGRAS DA REGIÃO EM MAIS DE 30 IMAGENS

Uma exposição que revela a força do olhar feminino de quem está por trás das lentes e na frente delas.  “Candaces, guerreiras negras do São Francisco”,  faz referência às rainhas guerreiras que exerceram poder política, cultural e econômico no Império Kush, que abrangia o Norte do Sudão,  Sul do Egito e partes da Etiópia e Somália, países do Oeste do Continente africano. Este império se desenvolveu na região da Núbia,  antes da primeira dinastia do Egito (3100 – 2890 a. C) tendo sido dominado por egípcios anos, mas ganhou autonomia constituindo-se uma importante sociedade urbana.

Durante o período do tráfico humano na África, reis e rainhas também estavam entre os escravos. Foi assim que chegaram as descendentes das guerreiras Candences  da Núbia ao nosso Continente.

A exposição está na Câmara de Vereadores de Petrolina até o dia 30 de Março, como parte da programação do Dia Internacional da Mulher, comemorado dia 08.  As imagens foram feitas pelas fotógrafas Ana Souza, Jaqueline Rodrigues, Lais Lino, Márcia Guena, Rosângela Sá e Silvia Nonata.  São 33 imagens realizadas em locações externas e no estúdio de TV da Uneb, Campus de Juazeiro. A iniciativa é do Conselho de Promoção e Igualdade Racial  em Juazeiro, do Projeto de Pesquisa  Perfil Fotoetnográfica  das populações quilombolas do submédio  São Francisco. São retratos que representam milhares de ativistas que ocupam lugares de resistência, protagonizando a luta das mulheres negras contra o racismo,  o Feminicídio e o machismo.