A equipe da gerência de cultura da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc), cumprindo o cronograma do trabalho de mobilização social para a construção da Praça dos Esportes e da Cultura (PEC) no bairro Tabuleiro, realizou no sábado (10) a terceira oficina de sensibilização da comunidade na Associação de Moradores do bairro.
As oficinas têm como objetivo realizar, com a participação dos próprios moradores, o diagnóstico do bairro, ou Mapeamento Comunitário, possibilitando aos participantes conhecer e reconhecer as potencialidades e os problemas existentes, identificando a causa, quem a provoca, quem sofre e apresentando as sugestões de solução.
Os temas abordados no mapeamento são: educação; transporte público; pontos de encontro da comunidade (lazer e esporte); cultura; patrimônio ambiental; saúde; habitação; segurança pública; trabalho e renda; áreas para implantação de projetos e pontos históricos. O presidente do bairro, Sidnei Barbosa, elogiou o processo participativo da população.
“Essas oficinas realizadas pela Prefeitura são muito importantes para a conscientização, participação e preservação desse grandioso equipamento que trará muitos benefícios e incentivará a prática de esporte e cultura, ajudando a potencializar o surgimento de novos talentos no Tabuleiro”, enfatizou. O comunitário Hélder Miranda comemorou a construção da PEC e o fato de poder estar participando de todo o processo.
“Será uma alegria sem tamanho para o nosso bairro a chegada desse equipamento de esportes e cultura e tenho a certeza de que através dele os jovens poderão se habilitar a ter um futuro bem melhor. Por isso será uma obrigação nossa preservar esse bem comum”.
O gerente de cultura, Wellington Monteclaro, explicou que a Praça dos Esportes e da Cultura (PEC) é uma das metas do Plano Nacional de Cultura desenvolvido pelo MinC. “A nossa gerência está trabalhando no intuito de sensibilizar a população do Tabuleiro para receber e gerir esse importante equipamento. Com isso estamos também contribuindo com a implantação do Plano, que prevê mudanças significativas na área da cultura até 2020”.