Projeto Jogue Limpo é apresentado e ações são iniciadas em Juazeiro

 

Segundo o secretário, o projeto Jogue Limpo tem uma dimensão global e vai atender a serviços gerais do município como trânsito, limpeza, uso do solo público, poluição sonora, entre outros aspectos. “Vamos dividir as tarefas com a sociedade, autoridades e a imprensa. A Prefeitura está fazendo a sua parte e, com a ajuda dos parceiros, vamos trabalhar na conscientização das pessoas para que preservem a cidade e mantenham Juazeiro limpa, ordenada e respeitando as leis do município. Para execução do projeto solicitamos a ajuda de todos”, disse Aurélio.

 

Para colocar em prática os objetivos do projeto, caçambas, retroescavadeiras, máquinas patrol, tratores de esteira e roçadaeiras já estão à disposição da SESP e em plena atividade. “Aumentamos o número de fiscais de postura do município para intensificar a aplicação do Código de Postura, uma equipe extra de profissionais foi disponibilizada para capina e varrição de Ruas e Avenidas, as máquinas estão atuando no desmatamento do Piranga I e serviço de tapa buraco acontece no Quidé. Vamos aumentar a fiscalização do trânsito, intensificar as blitz e realizar trabalhos educativos nos semáforos”, informou o secretário.

 

Entre as medidas adotadas com o projeto Jogue Limpo está o programa “Adote uma Praça” em que setores da sociedade civil e empresas públicas e privadas vão poder cuidar da manutenção e preservação de uma praça do município. “Nosso objetivo é envolver os moradores dos bairros e outros setores para a manutenção do patrimônio público. Vamos escolher também uma pessoa para ser o responsável pela praça e trabalhar na conscientização dos vizinhos. A manutenção da iluminação pública é também foco de atuação do projeto e, além da substituição de lâmpadas, vamos executar a revisão de postes de ferro e fiações”, concluiu Aurélio Cavalcante.

 

Em 15 dias, a Prefeitura de Juazeiro retirou três mil toneladas de entulhos da cidade. Cerca de 35% da força de trabalho da SESP está voltada para a retirada de entulhos, ainda que esta não seja uma obrigação do município. A partir do projeto Jogue Limpo, uma área vai ser disponibilizada para a população depositar os resíduos das construções particulares e  a Central do Entulho ficará localizada após o bairro Tabuleiro. A população pode ligar para informar sobre problemas de iluminação e limpeza através do número: (74) 3612-3570. Para solicitar intervenção do setor de postura os telefones para contato são: (74) 3612-3567 e 8834-2974.              

      

AÇÃO

 

Após a apresentação do projeto, o secretário visitou serviços iniciados nesta quinta-feira (24). O Terminal de Transporte Urbano está em reforma e as equipes da Prefeitura estão realizando a recuperação asfáltica de uma das três vias do transbordo. Também vai ser realizada a substituição de lâmpadas, pintura, reforma da Praça e concretagem do piso do Terminal. A SESP está realizando também ações de tapa buraco nos bairros Quidé e Centro, além da manutenção da iluminação no bairro João Paulo II, limpeza no bairro Palmares e desmatamento no Piranga I, entre outras ações.

 

O morador Naldir Silva da Gama entrou no ritmo do projeto Jogue Limpo e está participando da limpeza do seu bairro. “Estou desde cedo aqui, colaborando com o trabalho porque acho que é importante a participação de todos. Estou muito feliz com a chegada das máquinas, pois a situação aqui no Piranga I estava difícil e eu já fui vítima de assalto por conta do matagal muito alto neste local”, disse o autônomo.

 

No Piranga I estão sendo utilizadas máquinas retroescavadeiras, caçambas, retroescavadeiras hidráulicas e tratores de esteira.     

 

 

 

Michele Gomes-SESP

 

Com objetivo de mobilizar forças para manter a cidade limpa e ordenada, o secretário de serviços públicos de Juazeiro, Aurélio Cavalcante, lançou o projeto Jogue Limpo. Na oportunidade, o  secretário informou que medidas de conscientização serão tomadas para que a população colabore com a manutenção da cidade. As secretarias de Saúde (SESAU), Educação (SEDUC) e a Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) são parceiras do projeto, assim como Polícia Militar, Exército Brasileiro e o Ministério Público.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *