Projeto Cidade Digital prevê implantação de câmeras de monitoramento em vias públicas de Petrolina

 

Pensando nos vários benefícios que a internet, através da rede sem fio pode proporcionar, não só à Administração Pública como para toda a comunidade, a Prefeitura Municipal de Petrolina lançou o projeto “Cidade Digital”. A iniciativa consiste em oferecer à população, acesso à internet com tecnologia, em vários pontos da cidade. O sinal poderá ser utilizado tanto por órgãos públicos, a exemplo de secretarias municipais, Polícias, centros comunitários, bem como pela população. De acordo com a gestora da Usina de Projetos, Marlize Mainardes, a previsão é de que nos próximos 15 dias, o projeto técnico esteja pronto e a primeira fase, que é a de mapeamento das áreas onde os equipamentos serão instalados, seja iniciada. “Com o projeto técnico pronto, a Caixa Econômica Federal realizará a análise para que o recurso seja liberado”, ressaltou.

 

Além de atender a comunidade, oferecendo internet sem fio, o prefeito Julio Lossio pretende incluir no projeto a inserção de câmeras de segurança para monitoramento de diversos pontos da cidade. “O sistema de acesso à rede de forma gratuita deve democratizar, de forma eficiente, o acesso à internet, tanto para a área urbana como para a rural, uma vez que será estendido também para os projetos de irrigação e distritos de Petrolina. Pretendemos também instalar câmeras de seguranças com imagens em tempo real, em alguns pontos da cidade, para que possamos, dessa forma, oferecer mais segurança às pessoas”, salientou.

 

O projeto “Cidade Digital” pretende alcançar resultados expressivos no que diz respeito à modernização das secretarias e dos órgãos públicos, viabilizando a inclusão digital em caráter universal, garantindo o direito ao acesso, uso e usufruto de informações para todos, sem qualquer distinção. Além disso, a iniciativa trará vários benefícios do ponto de vista pedagógico, com a dinamização das escolas ao inserir as novas tecnologias de informação e comunicação, respeitando a cultura local e a velocidade de absorção das ferramentas tecnológicas e a ampliação das oportunidades de uma formação educacional continuada, em cursos de graduação e de pós-graduação.

 

Texto: Mirela Costa

Ascom/PMP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *