Workshop sobre Irrigação é realizado na Codevasf

 

A partir da parceria entre a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Codevasf, agricultores irrigantes, gerentes agrícolas e operadores de equipamentos de irrigação, da região participaram do curso ANA 2012, realizado no auditório da 6ª Superintendência Regional da Codevasf, em Juazeiro. Os participantes tiveram acesso a palestras e aulas teóricas e práticas ministradas por profissionais conceituados da área de Irrigação.

Os cursos oferecidos foram “Manejo da Irrigação: Como, quando e quanto irrigar” e “Avaliação e Manutenção de Equipamentos de Irrigação”. De acordo com a ANA, “ambos os cursos visam a ensinar, difundir e atualizar os participantes sobre técnicas que promovam a conservação e o uso racional dos recursos hídricos na agricultura irrigada”. A ANA informa ainda que, segundo o Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil – Informe 2012, 72% das águas brasileiras retiradas da natureza são consumidas pela irrigação (1.212 m³/s). Os dados ressaltam a importância do curso para a preservação ambiental e uso consciente da água.
Um dos palestrantes do evento, o Engenheiro Agrônomo Eliezer Santurbano Gervásio, apresentou alguns conceitos teóricos de variáveis de clima, de solo, da própria cultura e falou da necessidade de se buscar uma integração desses conceitos, o que, segundo ele, permite um cálculo dos parâmetros para se proceder a irrigação. “Esse treinamento permite aos profissionais de diversos seguimentos se capacitarem e essa capacitação possibilita que a agricultura irrigada na região cresça com o manejo mais racional do insumo-água, além de outros recursos como os fertilizantes, proporcionando uma racionalidade do uso dessa água”, disse o Agrônomo.
Eliezer Santurbano, que também é professor da Univasf, finalizou falando sobre a importância da parceria entre as instituições de ensino e pesquisa na realização do Curso. “Essa parceria é fundamental. Essa integração faz a região crescer e a gente espera que essas parcerias se consolidem e que esses treinamentos sejam feitos com bastante freqüência, porque, a gente treinando o pessoal, o sucesso na agricultura irrigada tende a aumentar significativamente”, comemorou.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *