Seguro rural para a fruticultura irrigada é pauta de reunião em Juazeiro

Representantes do núcleo de agricultura irrigada da SEADRUMA participaram na tarde desta quarta-feira (23), no auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Juazeiro, de reunião sobre seguro rural para a fruticultura irrigada do Vale do São Francisco. 

De acordo com o presidente da Câmara Setorial da Fruticultura de Juazeiro, Ivan Pinto, a proposta é beneficiar a região do Vale, caso haja perda de sua produção. “Infelizmente a nossa região não possui um seguro dessa natureza, sendo que outras regiões do sul do país já usufruem há tempos desse serviço. A possibilidade de sermos contemplados com o seguro já é motivo de discussões há mais de dois anos com as seguradoras; MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e Comissão Nacional da Fruticultura. Essa questão já foi abordada em Brasília, e a idéia é que futuramente isso possa se estender para a fruticultura de todo o Nordeste”, destacou.

Durante a reunião foi apresentada uma proposta da seguradora FAIRFAX, empresa internacional que atua no Brasil no mercado de seguros corporativos. “A princípio nós iremos analisar o produto que a seguradora está nos apresentando para vê se é adequado a nossa realidade”, informou Ivan explicando que já existe uma subvenção do governo federal para pagar aos produtores o valor que eles darão à seguradora (prêmio), que corresponde a 60% do valor do prêmio limitado – valor total que é destinado à região.

Outra proposta feita durante o encontro foi de solicitar do governo do estado sua participação através de um subsídio que será destinado aos produtores facilitando assim o pagamento do seguro. “Todas as sugestões levantadas na reunião deverão ser encaminhadas a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), e em seguida solicitaremos do MAPA a adequação (aumento) do valor destinado a fruticultura pelo governo federal”, conclui Pinto.

Representantes do MAPA, Comissão Nacional da Fruticultura, Instituto da Fruta de Petrolina, Valexport, Embrapa Semiárido, Instituto de Agrotecnologia, produtores e pesquisadores também estiveram presentes na reunião.

 

Lene Radina – Assessoria de Imprensa/ SEADRUMA/ Prefeitura Municipal de Juazeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *