Pessoas com deficiência em Juazeiro tem acesso a crédito facilitado


O Banco do Brasil lançou uma linha de crédito com taxas de juros reduzidas para pessoas com deficiência. Os recursos do microcrédito, que integram as ações do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, são destinados para o financiamento de bens e serviços para auxiliar na acessibilidade, independência motora, autonomia e segurança para a pessoa com deficiência, como cadeiras de rodas (inclusive motorizadas), andadores, sistemas para adaptação de veículos automotores, entre outros.

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc), em parceria com a Associação Juazeirense de Pessoas com Deficiências, apresentou o programa aos associados na última sexta-feira (26) convidando o gerente geral do Banco do Brasil/Agência Centro, Marco Aurélio Nunes, para informar e esclarecer as dúvidas do público-alvo a respeito do microcrédito. “Em primeiro lugar quero dizer que isso não é assistencialismo e sim inclusão social, através de um empréstimo pessoal com taxas especiais para que as pessoas com dificuldades de mobilidade possam adquirir equipamentos necessários a uma melhor acessibilidade”, explicou Marco Aurélio.


O gerente ressaltou ainda que a pessoa passará por uma avaliação cadastral como qualquer outro cliente do banco. “É um empréstimo diferenciado, mas é preciso fazer bom uso para que o mesmo se torne útil”. Estiveram presentes na reunião o secretário Cislei Bandeira, o presidente da Associação Juazeirense das Pessoas com Deficiências, Paulo Roberto, e assistentes sociais da Seiasc. “Estamos integrados à Associação prestando todo o apoio para que Juazeiro melhore cada vez mais as condições de acessibilidade das pessoas com deficiências”, falou o secretário Cislei Bandeira.


Os empréstimos poderão ser feitos por pessoas físicas com renda mensal de até 10 salários mínimos. Através do BB Crédito Acessibilidade, será possível financiar, em até 60 meses, com taxa de juros de 0,64% a.m. e sem taxa de abertura de crédito. No entanto, o Governo da Bahia assumiu o pagamento dos juros e os empréstimos sairão a custo zero para os beneficiados baianos.


O financiamento pode ser de até 100% do valor do bem ou serviço, com limite máximo de até R$ 30 mil por pessoa. As prestações serão debitadas diretamente em conta corrente do Banco do Brasil e a primeira prestação pode ser paga em até 59 dias. O cadeirante Gilvan Antônio dos Santos já sabe o que fará ao adquirir o empréstimo.


“Quero adaptar um triciclo para melhorar a minha locomoção e também para exercer uma atividade produtiva. Facilitará bastante poder realizar esse sonho através desse financiamento”, comemorou Gilvan. O presidente da Associação, Paulo Roberto, também se mostrou satisfeito com a reunião.


“Foi muito importante esse encontro com o gerente do Banco do Brasil para esclarecer as nossas dúvidas a respeito da linha de crédito e também do secretário e equipe da Seiasc, que são parceiros nessa luta constante para melhorarmos a acessibilidade do nosso público. Agora vamos avaliar junto aos associados individualmente para ver de que forma cada um pode se beneficiar desse importante incentivo do governo federal”, finalizou.



 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *