Juazeiro contribui para articulação de pesquisa nacional e avanços do SUS

O município de Juazeiro foi convidado pelo Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde – Lappis para participar de uma discussão de estratégias e formulação de pesquisa nacional, que visa fortalecer as Redes de Atenção à Saúde. O evento aconteceu nos dias 22 e 23 de outubro, no Hotel Novo Mundo, no Flamengo, Rio de Janeiro, e contou também com a presença de profissionais do Ministério da Saúde.


Representando Juazeiro, a diretora de Atenção à Saúde, Geandry Peres, destaca o sucesso da troca de experiências entre apoiadores institucionais de diversas regiões que ajudou a pensar o papel deste profissional para melhor organizar os atendimentos. “A construção de pesquisas e reflexões sobre o SUS entre parceiros e profissionais do Brasil é muito importante. O momento foi uma oportunidade para discutir a relação do apoio institucional e a integralidade em saúde na rede de serviços. A oficina foi primordial para articularmos projetos e avaliarmos a condução das ações dos apoiadores institucionais e o reflexo destas, nas relações de trabalho, entre usuários, nas unidades e na própria gestão”, disse.


A diretora completou afirmando que o relato de depoimentos entre os apoiadores reforça os estudos e as pesquisas para melhor atuação do apoiador institucional no desenvolvimento de políticas públicas de humanização. “A troca de ideias entre pessoas de diferentes lugares abre a discussão para ricas histórias que trazem situações em comum e ajudam a sistematizar uma prática única no país. Com isso poderemos ajustar de forma eficaz e avançar com o SUS. A saúde é um direito de todos e esta oficina pretendeu articular projetos que contribuirão de forma resolutiva e efetiva para melhores serviços e consequentemente, a satisfação da população e a garantia de uma assistência de qualidade. O evento foi um momento de defesa do SUS “, explicou Geandry Peres.


A oficina técnica de pesquisa reuniu apoiadores de Juazeiro (BA), do Rio Branco (AC), Salvador (BA), Campinas (SP), Vitória (ES), Cariacica (ES) e Palmeiras das Missões (RS). O evento foi promovido pelo Lappis (IMS/UERJ) e Dapes (Ministério da Saúde).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *