O Presidente do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA Haroldo Schistek e o Coordenador do Programa Semiárido Produtivo Paulo César participaram do Programa Bastidores da Notícia e alertaram a população com relação à limpeza das cisternas e falaram sobre a implantação do Programa Semiárido Produtivo.
O Semiárido Produtivo tem o objetivo de fortalecer a inclusão produtiva de agricultoras/es familiares através da assessoria técnica, estruturação produtiva, organização da produção, processo de formação entre outras ações. O programa tem uma parceria com o BNDS e vai beneficiar 5 estados do nordeste, entre eles, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Ouricuri e Bahia.
“Vamos acompanhar cerca de 400 famílias que já estão cadastradas, dessas 400 serão feitas uma seleção e a partir daí será construído 25 Unidades Coletivas no valor de até R$ 100 mil para o grupo trabalhar e depois serão selecionadas 100 famílias para receber o valor de até R$ 5 mil reais, o agricultor não terá nenhum custo adicional para a família. Este projeto é uma oportunidade de expandir o debate e a consolidação da Convivência com o Semiárido, buscando a melhoria de vida das pessoas, principalmente das famílias do campo em parceria com entidades locais que defendem essa proposta”, ressaltou Paulo César.
Haroldo destacou que a expectativa é que o projeto possa contribuir no processo de organização das comunidades, de formação da consciência e, sobretudo, no aspecto mais produtivo, facilitar que essas famílias tenham acesso a essa estruturação básica, que possam elevar sua capacidade de produção e organização. “Toda essa estruturação é na busca pela permanência do povo no campo, produzindo alimentos saudáveis na perspectiva da Convivência, da Agroecologia e da soberania alimentar”, disse.
A execução do projeto vai contar com a participação de um comitê local, formado pela representação das comunidades, dos/as parceiros e do comitê gestor do Semiárido Produtivo.
Por fim, com as últimas chuvas que vem caindo na cidade Haroldo alertou a população para a limpeza das cisternas. “Deixa a água cair no telhado em torno de 5 a 10 minutos e depois conecta o cano da cisterna para cair diretamente, com esse tempo a água já cai limpa. Para o uso humano eu recomendo que antes de beber a água passe pelo filtro”.
Da Redação/BlogQSP