Prefeitura investe na qualidade dos serviços da UPA em Juazeiro

Desde a semana passada que os técnicos de enfermagem, profissionais concursados da primeira Unidade de Pronto Atendimento de Juazeiro – aberta há dois meses – estão participando de treinamento em Suporte Básico de Vida (SBV). Nesta segunda-feira, 22, a capacitação aconteceu no Centro de Saúde III, Angari e reuniu 45 profissionais.

O curso – com duração de 9 meses – está sendo realizado numa parceria da Secretaria de Saúde, Ministério e Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Serão aplicados 16 módulos – teórico e prático – com exibições de vídeos, avaliações práticas e troca de ideias.

Neste primeiro momento, os técnicos estão aprendendo sobre ‘Gestão do SUS e a Norma de Rotina da Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL/SAMU). O segundo módulo será sobre Biossegurança e Segurança de Cena, quando serão discutidos sobre condução de veículos e material explosivo, e o terceiro módulo será sobre ‘Emergências Pediátricas e Neonatológicas.

O objetivo do curso é uniformizar os procedimentos emergencistas realizados pela UPA e o SAMU na cidade, já que se tratam de unidades pré-hospitalares, uma fixa e outra móvel, respectivamente, além de qualificar os profissionais para melhor atender à comunidade.

Para o técnico de enfermagem da UPA, Walisson Souza, a capacitação é uma forma de atualização de informações e desenvolvimento profissional. “A capacitação é necessária para nosso crescimento no ambiente de trabalho. A área da Saúde sempre tem novidades e mudanças, tanto com relação aos equipamentos, como medicamentos e tipos de atendimentos. Com o treinamento vamos saber lidar melhor com as intercorrências”, ressaltou.

A técnica de enfermagem, Ana Mariana Fires, afirma que o treinamento vai melhorar seu currículo e atualizar o uso das técnicas da saúde. “Com a troca de informações poderemos ter um melhor desenvolvimento da nossa postura diante das urgências, além de aumentar nossa autoestima e beneficiar a comunidade”, esclareceu.

Na opinião do enfermeiro do SAMU de Juazeiro, Manoel São Thiago, que está ministrando as aulas, durante o curso serão ensinados procedimentos ideais que objetivam oferecer adequado suporte à vítima até a chegada as unidades hospitalares. “É importante que o paciente tenha o correto socorro pré-hospitalar, para que o seu quadro não se agrave, evitando que novas lesões apareçam”, explicou.

O enfermeiro também destacou que o treinamento, além de qualificar os serviços e aumentar a habilidade, é uma forma de valorização profissional. “Os novos aprendizados motivam e oferecem mais segurança ao trabalhador, que além de estar instrumentalizado, entende melhor o funcionamento do serviço pré-hospitalar. Com isso quem sempre ganha é a comunidade”, completou.

CONFIRA OS ASSUNTOS DOS 16 MÓDULOS:

1. Módulo Introdutório;

2. Biossegurança e Segurança de Cena;

3. Emergências Pediátricas e Neonatológicas;

4. Emergências Obstétricas;

5. Múltiplas Vítimas;

6. Técnicas Básicas de Salvamento e Resgate;

7. Emergências Clínicas Neurológicas;

8. Equidade em Saúde: População em Situação de Rua;

9. Gestão;

10. Transporte Aeromédico, Aquático e Terrestre;

11. Emergências Metabólicas, Respiratórias e Toxicológicas;

12. Emergências Clínicas Cardiológicas;

13. Emergências Psquiátricas;

14. Trauma e Emergência Cirúrgica 1;

15. Trauma e Emergência Cirúrgica 2;

16. Trauma e Emergência Cirúrgica 3.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *