Orgânicos do Vale alcançam prateleiras em capitais

As frutas orgânicas produzidas no Vale já podem ser apreciadas em outros estados. Desde setembro, após um esforço no sentido de negociar os produtos entre públicos mais diversificados, manga, maracujá, mamão, goiaba e uva orgânicos já podem ser adquiridos nas cidades de São Paulo, Fortaleza e Recife.

Vender na Ceagesp, um dos maiores entrepostos comerciais da América Latina, foi um dos primeiros passos dados pelos produtores orgânicos do vale assessorados pela Codevasf na expansão pra o mercado nacional. O outro foi a realização de parceria com uma grande empresa especializada na distribuição de frutas orgânicas para todo o Brasil, sediada na capital cearense, a Fruitessence.

Essa parceria já mostra resultados, e em outubro já foram enviadas mais de sete toneladas de frutas para o Ceará, e de lá distribuídas entre Fortaleza e Recife. Ainda este mês, mais sete toneladas e meia de manga serão enviadas. O plano é, em breve, enviar pelo menos dez toneladas de frutas orgânicas por semana para a Fruitessence.

“Para isso, existe o interesse em diversificar a produção, com a inclusão de outras culturas, como melão, melancia, como goiaba e abacaxi, de uma lista de trinta produtos”, diz Osnan Ferreira, engenheiro agrônomo da Codevasf. “Esse assunto será tema de reunião com os produtores ainda este mês, e até o fim do ano já deve ser possível comprar ainda mais frutas orgânicas produzidas no Vale do São Francisco nas capitais do Nordeste”, completa.

A meta final da Codevasf é ambiciosa: colocar as frutas com certificação orgânica nas prateleiras do mundo todo. Começou na feira da Areia Branca. Expandiu-se para o varejo local. Agora, alcança os mercados regional e nacional. Dando um passo de cada vez, já é possível acreditar que, num futuro não muito distante, japoneses e europeus terão mais essa opção de consumo em seus supermercados.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *